quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Ensino Médio de Itacaré volta à rede estadual



O ensino público de Itacaré celebra uma grande conquista em 2010. A Secretaria Municipal de Educação conseguiu acordo com a Secretaria Estadual de Educação para que o ensino médio fosse reassumido pelo estado. A partir deste ano, o governo municipal ficará responsável apenas pela educação infantil e ensino fundamental, o que é determinado pela Lei de Diretrizes Básicas da Educação. Com o ajuste, os alunos de 5ª a 8ª séries que faziam parte da rede estadual passam para o município.

Devido a uma ação equivocada da gestão anterior da Prefeitura, 600 alunos do ensino médio foram absorvidos pelo município sem direito a nenhuma ajuda de custo do Ministério da Educação. Com o antigo segundo grau voltando a ser responsabilidade do estado, Itacaré passará a receber mais R$1,5 milhão do FUNDEB a partir de 2011. “Com isso, poderemos reforçar nossas ações na educação infantil e ensino fundamental, proporcionando uma melhor base educacional para os alunos”, disse a secretária municipal de Educação, Juliana Delmont.

A luta para que o ensino médio fosse devolvido ao estado era antiga, uma vez que o município não tinha condições financeiras para manter o serviço que não fazia parte de suas obrigações. Segundo Juliana Delmont, tudo foi resolvido rapidamente através de diálogo. “Em 2009, no início da atual gestão, entramos em contato com a DIREC. Nosso problema foi levado à Secretaria Estadual de Educação, que nos deu uma solução rápida e definitiva”, informou.

O ajuste entre Itacaré e a Secretaria Estadual de Educação ainda prevê a abertura de dois anexos do Colégio Estadual Aurelino Leal. Na zona urbana, a Secretaria Municipal de Educação cederá espaço na Escola Florisval Francisco de Jesus. Já na zona rural, no distrito de Taboquinhas, o segundo piso do Colégio Paulo Souto será destinado às novas turmas do ensino médio.

Para a diretora do Colégio Estadual Aurelino Leal, Cristina Matos, a parceria com o município está sendo bastante positiva. “Estamos trabalhando em total sintonia, inclusive na construção do calendário escolar e elaboração de projetos. Temos certeza de que o ensino público de Itacaré ganhará muito em qualidade”, disse.

Matrículas

Os alunos vindos da rede estadual de Itacaré estão sendo automaticamente matriculados pelo município. Já a matrícula dos novos escolares começou no último dia 18 e devem ir até a última semana de fevereiro. Para os menores de 18 anos, os pais ou responsáveis devem procurar as escolas mais próximas com os seguintes documentos: certidão de nascimento ou identidade do aluno e comprovante de residência. Caso o estudante tenha menos de seis anos, é preciso levar cópia da carteira de vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...