sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Governo já prepara o lançamento do PAC 2

Da Tribuna da Bahia
Com a expectativa de lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) no próximo mês pelo Governo Federal, os secretários estaduais do Planejamento, Walter Pinheiro, e de Infraestrutura, João Leão, debateram ontem, com o ministro do Transportes, Paulo Sérgio Passos, mais investimentos para as áreas de infraestrutura e logística na Bahia. De acordo com o ministro, o PAC 2 vai priorizar grandes obras e projetos estruturantes que tenham complementaridade com as ações do PAC 1 e que não foram concluídas. “O foco do PAC 2 será equacionar as interferências urbanas, buscando o desenvolvimento local e regional, ampliar o tamanho e a capacidade atual da malha de transportes, inclusive o de passageiros, com o trem de alta velocidade”, destaca Passos.

Pinheiro aponta alguns dos pleitos prioritários. “No modal ferroviário propomos o contorno de Cachoeira/São Félix, que é um gargalo histórico que causa restrições operacionais e transtornos à comunidade local, a construção da variante entre Camaçari e Aratu, eliminado assim a interferência do tráfego da FCA em diversas cidades da Região Metropolitana de Salvador, e a construção de um ramal ligando São Gonçalo a Feira de Santana”.

Uma excelente notícia para os baianos é a intenção do ministro Paulo Sérgio Passos de acelerar a construção da Ferrovia Oeste-Leste. De acordo com Passos, a proposta é ir além do cronograma definido, que prevê como etapas iniciais os trechos Ilhéus/Caetité e Caetité/Barreiras. “Com o PAC 2, pretendemos chegar até Figueirópolis (TO), para que a Oeste-Leste recepcione a carga da Ferrovia Norte-Sul”, afirma.

No modal rodoviário, as prioridades são a duplicação da BR-101 no sentido sul, que segue de Itabuna até o entroncamento com a BR-418.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...