quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Prefeitura de Uruçuca inaugura Espaço de Convivência para crianças






As crianças em situação de rua de Uruçuca têm a chance de mudar sua triste realidade. Na tarde da última terça-feira (12), a Prefeitura inaugurou o Espaço de Convivência Municipal da Criança Lila Cruz, dando sede própria ao projeto que a Secretaria de Trabalho e Ação Social executa desde março do ano passado. O imóvel, onde funcionava o Instituto Mauá, foi totalmente reformado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e tem capacidade para acompanhar até 20 meninos e meninas.

A inauguração do Espaço de Convivência contou com a bênção do padre José Benedito Felício. Entre as autoridades presentes estavam o promotor de Justiça Augusto César Mattos, o Juiz André Luiz Brito; o Comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, Coronel José Carlos Batista; o Pastor Xavier; os vereadores Magnólia e Duda, além de secretários municipais e representantes do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O Espaço de Convivência Lila Cruz conta com seis cômodos amplos, incluindo sala de reforço escolar, atendimento psicossocial, brinquedoteca, sala de acolhimento, mini biblioteca, dormitório e refeitório. O local possui ainda uma horta orgânica que será cuidada pelas crianças como parte das atividades educativas. A decoração em temas infantis será feita pelo artista plástico de Uruçuca, Antônio Roque, juntamente com os meninos e meninas acompanhados.

De acordo com a secretária de Trabalho e Ação Social, Aline Sena Gomes, a implantação da sede do Espaço de Convivência é uma grande conquista para a comunidade. “No ano passado, assumimos a gestão começando do zero. Demos passos tímidos, mas conseguimos muitos avanços, como a habilitação do município para a gestão básica, o que possibilitará a vinda de programas federais importantes. Começamos 2010 com esta grande vitória e temos certeza de conseguiremos muitas outras para o bem dos cidadãos de Uruçuca”, afirmou.

Para o prefeito Moacyr Leite, o nome dado ao Espaço de Convivência faz uma homenagem justa a uma mulher que não mediu esforços para servir os mais carentes. “Maria Freitas Cruz, a tia Lila, dedicou sua vida a acolher aqueles que mais precisavam. Ao apresentar o nome do local à Câmara de Vereadores, tivemos aprovação unânime, por todos reconhecerem a grande importância dessa mulher para a história do município”, disse. Representando a homenageada, estavam presentes Liana, Lidia e Cláudia Cruz, filha e sobrinhas, que ficaram muito emocionadas com o ato público.

A criação do Espaço de Convivência atende às solicitações do Ministério Público e do Conselho Tutelar, tirando das ruas meninos e meninas em situação de risco social. A princípio, o local acompanhará 10 crianças com idade entre 04 e 12 anos, em turno oposto ao escolar. Para a assistente social Martha Vasconcelos, que supervisiona o projeto, o Espaço de Convivência ajuda não apenas a preencher o tempo dos pequenos, prevenindo que sejam vítimas de violência ou absorvidas pelo crime. “Cidadania se constrói com a garantia de direitos. Todas as ações irão procurar enfatizar a valorização pessoal, a necessidade de seguir normas e regras e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...