sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Itororó supera Ilhéus e Itabuna na geração de empregos

Com pouco mais de 20 mil habitantes o município de Itororó localizado entre o sul e o sudoeste baiano, superou Ilhéus e Itabuna - cidades com uma população dez vezes maior-na geração de empregos formais em número absolutos. Um levantamento realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Itororó revelou que, em 2009, o município teve um saldo positivo de 549 novos postos de trabalho com carteira assinada, todos na iniciativa privada.

O levantamento socioeconômico mostrou que o município admitiu formalmente 800 novos empregados e despediu 251. Das maiores empregadores da região, a indústria calçadista (Vulcabrás/Azaléia) admitiu 446 e demitiu 104; a indústria de postes (Barbosa & Barbosa) admitiu 16 e não demitiu ninguém. Já os setores de comércio, agroindústria e serviços, juntos, admitiram 338 e demitiram 137.

Para o prefeito Adroaldo Almeida (PT) o governo municipal teve papel importante neste crescimento. Ele aponta como exemplos a criação de uma secretaria específica para cuidar do desenvolvimento econômico e da geração de emprego e a parceria com o Sine/Bahia. “Depois de quatro anos passamos a fazer a emissão de carteira de trabalho aqui mesmo”, salienta ele.

Adroaldo diz que a sua gestão contribuiu para o incremento do comércio e dos serviços, com pagamentos em dia dos servidores e na promoção de eventos. Também aponta as parcerias com a Azaléia e a Barbosa & Barbosa. Uma das empresas, a Barbosa & Barbosa recebeu o incentivo para ampliar suas instalações com a cessão de um terreno pelo município. “Com isso geramos mais empregos para a nossa população”, afirma o prefeito. “E nos tornamos referência na geração de empregos na Bahia”, completou

Ilhéus e Itabuna

Com uma população dez vezes maior os municípios de Ilhéus e Itabuna tiveram um saldo positivo, mas bem menor que Itororó. Itabuna gerou 1079 empregos durante todo o ano de 2009. Já em Ilhéus com seus 225 mil habitantes e uma imensa área territorial foram gerados 513 novos postos de trabalho durante 2009 conforme dados do Ministério do Trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...