quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Muita alegria marca celebração do 278º aniversário de Itacaré





Nativos e turistas uniram-se com muita alegria para celebrar os 278 anos de emancipação política de Itacaré. As comemorações aconteceram na última terça-feira (26), com a realização de apresentações culturais, celebrações religiosas e atividades esportivas, na Praça São Miguel e Praia da Coroinha. O ponto alto da festa foram os shows musicais, sendo a atração principal a banda “Armandinho, Dodô e Osmar”, tocando clássicos carnavalescos.

O dia de festa foi promovido pela Prefeitura de Itacaré com o apoio da Bahiagás Segundo o prefeito Antônio de Anízio, apesar da crise financeira, provocada pelas dívidas herdadas e queda dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios, “não poderíamos deixar a data passar em branco. Afinal, Itacaré tem uma história rica e que orgulha muito o seu povo”.

As atividades comemorativas começaram após saírem os primeiros raios de Sol, às 5 horas, com alvorada de fogos e apresentação da Filarmônica São Miguel. Em seguida, foi servido gratuitamente o tradicional mingau de aniversário. Às 7 horas, houve aulas de ginástica ao ar livre, com participação do Clube da Melhor Idade Alegria de Viver.

A Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura conduziu as brincadeiras para as crianças, que puderam se divertir da mesma forma que seus pais e avós, participando de corrida de saco, ovo na colher e quebra pote. Foram promovidos ainda torneios de futebol e vôlei, campeonato de canoagem e demonstrações de judô e jiu-jitsu. Para repor as energias, os participantes e o público puderam degustar das iguarias vendidas pela Associação das Mulheres do Porto de Trás, na Praça de Alimentação montada no local.

Ainda pela manhã, a comunidade católica itacareense participou da missa solene pelo dia da cidade. A celebração eucarística começou às 10 horas e foi presidida pelo padre Eliseu. A missa foi celebrada na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, monumento histórico construído no período colonial pela Ordem dos Jesuítas, em 1720.

Os eventos culturais começaram às 15 horas, com apresentação da Fanfarra de Itacaré, campeã invicta do Campeonato Baiano de Fanfarras de 2009. O público também conferiu algumas manifestações nativas de Itacaré, como a volta da jiboia, bicho caçador, samba de roda e capoeira. “Além de dar espaço para os grupos locais, queremos promover nossa cultura, que é muito rica, fruto da miscigenação dos povos, com influência marcante do povo africano”, disse o prefeito.

A banda “Armandinho, Dodô e Osmar” foi a primeira a subir ao palco na noite do aniversário de Itacaré. Tocando grandes sucessos dos carnavais baianos, o grupo soteropolitano animou o público, composto por milhares de nativos e turistas. Ainda durante a noite, apresentaram-se as bandas Misturaê, Sistema Light e Papirô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...