domingo, 30 de junho de 2013

Atenção Prefeitura, atenção Câmara, atenção Ministério Público.



A imprensa precisa denunciar. Chega de ignorar!
No dia de ontem, 28, por volta das 14h30min, me dirigia com o colega repórter Júlio Cesar (Rádio Bahiana de Ilhéus) ao Salobrinho, onde iriamos fazer uma visita a um companheiro naquele bairro. Logo após a entrada do Teotônio Vilela, à margem esquerda da BA, registramos dois sujeitos espancando e labutando em esfaquear um jovem rapaz, de aproximadamente 20 anos, cor clara, 1,70m, camiseta regata branca e bermuda azul.
Estacionei do outro lado da pista, apelamos para que não fizessem aquilo, mas os dois sujeitos armados com duas peixeiras enormes continuavam o ataque. Júlio Cesar imediatamente ligou para a Polícia. Chamava, chamava, chamava e ninguém atendia. Por incrível que pareça não passava ninguém na pista naquele momento que pudessem nos ajudar e, nem mesmo carro algum circulava. Incrível.
Os dois comparsas, um moreno e um claro, todos de bicicleta, depois do ataque seguiram em velocidade em direção ao Banco da Vitória. Nesse momento Júlio César tenta desesperado ligar para o SAMU. Depois de várias tentativas é atendido. Enquanto o rapaz agoniava, a atendente do SAMU perguntava mil coisas, idade do cara, altura, nº do manequim, se era branco, se era preto... PEDIU a identificação de Júlio e o nº do seu celular...depois de tanta enrolação a linha do celular cai e perde-se o contato. Eu tentando seguir os sujeitos e até mesmo a atropelá-los para impedir suas fugas. Revoltei-me com a cena. Em vão. Entraram no ramal próximo ao Libidos Motel, não mais sendo vistos. Voltamos em seguida onde estava exposto a vitima, já sem vida. Nem presença de Polícia e muito menos de SAMU.
Depois sem mais ter o que fazer e puto da vida pela falta ações rápidas, tanto da polícia, mas, principalmente do SAMU que em nenhum momento se mostrou interesse em dar assistência, retornei a ligar e falei com a atendente: Vocês são irresponsáveis, permitiram que uma vida fosse ceifada por falta de assistência, vou denunciar vocês a imprensa e ao Ministério Público e falei ainda que todos eles seriam representados como responsáveis também pelo crime. A atendente me ouvia calada e ao final me respondeu: “Senhor, desculpe, mas o problema não é nosso. É que só temos uma ambulância do SAMU pra atender todos os casos. E essa, infelizmente, quando o Sr. Júlio Cesar ligou, já estava em outra diligência. Se quiser reclamar, ligue pra prefeitura, pois quase todos os carros estão quebrados, não podemos fazer nada”. E desligou o telefone.
O direito à vida é o mais fundamental de todos os direitos, já que se constitui em pré-requisito à existência e exercício de todos os demais direitos. E o SAMU 192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, desde 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência. Pena que em Ilhéus as coisas não funcionem desta forma.
Elias Reis é Presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...