terça-feira, 11 de junho de 2013

Municípios mobilizam comunidade para divulgação do Concurso Tempos de Escola

Blog da Mobilização

Mobilizadores dos municípios participantes da quinta edição do Concurso Tempos de Escola, promovido pelo Instituto Instituto Votorantim em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Canal Futura, têm se empenhado para divulgar a premiação à comunidade. Destinado aos alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas dos 30 municípios integrantes do projeto Parceria Votorantim pela Educação, o Tempos de Escola visa premiar redações que retratem, de forma positiva, o universo escolar. As inscrições para a edição de 2013 se encerram no dia 30 de junho.

O objetivo do Concurso, este ano, é sensibilizar os estudantes para a importância da leitura. Para participar, alunos do ensino fundamental 1 e 2, ensino médio e Educação para Jovens e Adultos – EJA terão que desenvolver redações de diferentes gêneros textuais a partir do tema “A leitura transforma o mundo”. O concurso faz parte das estratégias de mobilização do projeto Parceria Votorantim pela Educação – PVE. (veja mais).

Para conseguir atingir o maior número de alunos, em Rio Branco do Sul (PR), a equipe local de mobilização social pela Educação definiu um plano de divulgação específico. “O primeiro passo foi conhecer a estrutura da cidade, identificar onde se encontram as bibliotecas públicas, as escolas e a secretaria municipal de Educação. Acredito que esses são os principais pontos que podem fomentar a participação no concurso. Depois, fizemos a divulgação mais intensa, indo de escola em escola para conversar com os alunos. Para tanto, contamos com a ajuda da Secretaria Municipal de Educação”, explicou o mobilizador local Tiago Vinícius Cumim.

Evento para divulgação do Tempos de Escola em
Anita Garibaldi (SC)
Em Anita Garibaldi (SC), a mobilizadora Cleonice Godoy realizou, com o apoio prefeitura, um evento em praça pública que reuniu cerca de 1500 pessoas. O intuito era a divulgação do PVE, bem como do Concurso Tempos de Escola. “O principal propósito da iniciativa foi mobilizar a comunidade em prol da leitura. Para isso, contamos com apresentações dos alunos, que apresentaram uma paródia elaborada pelo músico anitense Fábio Junior Conrado sobre o tema, além de apresentações de trovas e de teatro infantil”, explicou. O evento também contou com a doação de livros e com uma cabana de leitura.

Divulgação do Concurso em escola de Itapeva (SP)
Já a mobilizadora de Itapeva (SP), Tâmara Prestes, apostou na divulgação feita de escola em escola. “Entrei em contato com a diretoria regional de ensino e marcamos uma reunião com dez diretores de escolas estaduais. Mostrei o projeto e eles abriram as portas para que fôssemos às escolas conversar diretamente com os alunos e professores. Visitamos seis instituições estaduais e estamos agendando a divulgação nas escolas municipais da região”, contou.

Em Três Marias (MG), o mobilizador João Paulo Rabelo reuniu um grupo de voluntários, colaboradores da Votorantim Metais, que ficaram responsáveis pelas visitas e divulgação nas escolas públicas da região. “Os voluntários já realizaram três encontros. Em um deles, na Escola Municipal Rosa Pedroso de Almeida, foi realizado o Café com Leitura, com momentos de contação de histórias e com a presença de um escritor do município e de representantes da secretaria municipal de Educação. O intuito era conscientizar sobre a importância da leitura e, consequentemente, divulgar o Concurso Tempos de Escola”, contou.

Contação de histórias para divulgar o Concurso na
EM Rosa Pedroso de Almeida em Três Marias (MG)
Outra grande ação de mobilização na região foi um evento em praça pública, organizado pela prefeitura local. “Fomos convidados a participar do evento e fazer a divulgação do concurso. Participaram cerca de 1500 alunos. O gerente geral do Sistema Três Marias da empresa [Votorantim Metais], Fernando Rezende, fez um pronunciamento convidando todos os alunos presentes a participarem do concurso. Ele também afirmou que seria um orgulho muito grande para o município se, neste ano, tivermos um aluno destaque nacional. Com isso, a expectativa de divulgação do concurso é grande”, afirmou João Paulo.

Saiba mais sobre o Concurso e inscreva-se no Blog Educação.

Com informações e imagens do Blog Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...