quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dia Mundial do Meio Ambiente inclui palestras e artes em Ilhéus


A programação que comemora, nesta quarta-feira (5), o Dia Mundial do Meio Ambiente em Ilhéus conta com a realização de oficinas e exposições de artesanato, das 9 às 16 horas, no campus da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), da Prefeitura de Ilhéus, localizado no bairro Nova Brasília, na zona sul da cidade. O evento também inclui um ciclo de três palestras, entrada gratuita, que acontece, a partir das 19h30min, no auditório da Faculdade de Ilhéus, com pesquisadores da área de meio ambiente. 

De acordo com o presidente da Maramata, Frederico Cavalcanti de Andrade, as oficinas e exposições de artesanato utilizarão crochê, tecido e material reciclável, além de aulas de canto, dança, capoeira, maculelê e atividades de educação ambiental. À noite, na Faculdade de Ilhéus, situada no km 1,5 da rodovia Ilhéus/Canavieiras, a primeira palestra será “Conhecendo a Maramata”, com o presidente da instituição, Frederico Cavalcanti de Andrade. Em seguida, o tema será “Corredores Ecológicos – Biodiversidade”, com o gerente de Gestão Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo (Semau), Alex Assis Coutinho; e sobre “Biodiversidade”, com o Doutor em Ecologia e Recursos Naturais, Alexandre Schiawetti, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Para o presidente da Maramata, o dia 5 de Junho é uma data que provoca uma ampla reflexão sobre a participação do homem na sustentabilidade cívica das ferramentas de desenvolvimento social, cultural e econômica do planeta. “No bojo desse processo, é fundamental observar que fazemos parte dessa nave, desse planeta terra. De posse desse conceito, teremos maiores possibilidades de nortear o tema proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) que é a biodiversidade”, acrescenta Luiz Frederico.

Preservação ambiental - O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Celebrado desde então no dia 5 de Junho, o Dia do Meio Ambiente catalisa a atenção e a ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. 

Entre outros, os principais objetivos das comemorações são: mostrar o lado humano das questões ambientais; capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável; promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais; e advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem de um futuro mais seguro e mais próspero.

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...