quarta-feira, 5 de junho de 2013

Itagibá entra no clima do arrasta-pé com eleição da Garota Junina 2013




A eleição da Garota Junina 2013 atraiu um grande público à Vila Cultural instalada na Praça Duque de Caxias no centro de Itagibá no sábado (01). Teve até torcidas organizadas. Seis candidatas representando escolas da rede pública participaram do concurso.

Franciele Monteiro de Azevedo, de 14 anos, da Escola 14 de Agosto, foi a escolhida e levou um tablet e um ensaio fotográfico(book) patrocinado pela secretaria da Educação e Cultura de Itagibá. “Estou realizada é a primeira vez que participo e estou feliz. Tenho um projeto de vida, que é ser juíza de direito”, disse a jovem.

A segunda colocada, Giclese de Jesus Silva, de 13 anos e moradora do distrito de Acaraci, levou uma grande torcida de moradores da sua comunidade e colegas do Colégio Élio Quadros, onde estuda. “Tenho vontade de seguir carreira de modelo. As pessoas dizem que tenho perfil”. Giclese ganhou uma câmera fotográfica digital, ensaio fotográfio e book.

Representando o Colégio Estadual Lúcia Almeida, Raica Fontoura, 18 anos, ficou em terceiro lugar e ganhou um aparelho celular, ensaio fotográfico e um book.

A secretaria da Educação, Elinea Souza destacou o caráter democrático do evento. “Trouxemos pessoas de fora para julgar. Como tudo se politiza, aqui fizemos diferente”. As roupas das candidatas foram confeccionadas por costureiras da fábrica de costuras local.

A eleição da Garota Junina de Itagibá, uma tradição do São João local, estava interrompida há oito anos. A atual gestão retomou a festa. Na Vila Cultural, uma exposição fotográfica mostra a história do São João de Itagibá. Antes o evento era realizado nas casas, escolas e no clube local.

Na abertura do evento, na sexta-feira (31), antigos moradores contaram como surgiu o São João de Itagibá. Nos depoimentos muito saudosismo. Exemplos como o do senhor Inaldo Sampaio Luz, antigo morador e comerciante que, ao lado de dona Hilda Philadelpho e outros moradores, trouxe a festa para as ruas. “A vila junina traz de volta nossa tradição. A exposição mostra parte do que aconteceu”.

Senhor Inaldo contou como Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, veio a Itagibá para a inauguração de um posto de gasolina, o primeiro de Itagibá. “Ele já era conhecido e cantou em cima do dique de lavar carro. Foi uma festa só”, relembra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...