domingo, 1 de agosto de 2010

Deraldino Araújo quer agilidade do Governo Federal na compensação financeira aos municípios

O presidente do Consórcio Intermunicipal dos Municípios do Vale do Rio de Contas e prefeito de Ipiaú, Deraldino Araújo cobrou agilidade do Governo Federal na compensação financeira aos municípios. Ele diz que o presidente Lula assinou medida provisória que garante compensação financeira quando houvesse perda de arrecadação.O prefeito, que é da base do presidente Lula, conta que os municípios da área de abrangência da entidade que preside vem sofrendo seguidas perdas de arrecadação.



“A maioria dos casos é superior a 20%. Existem exemplos de contas zeradas”, disse o prefeito. “Os municípios tiveram ampliada a folha de pagamento dos salários com o aumento do salário mínimo e não tiveram aumento de receita na mesma proporção”, completou. Deraldino reuniu-se com prefeitos membros do consórcio na manhã desta sexta-feira(30) quando pediu maior engajamento dos colegas nas lutas da entidade. “Juntos somos muito mais fortes para fortalecer a nossa região”, conclamou o líder municipalista.



Para Deraldino, as dívidas acumuladas com o INSS é um dos principais entraves para o desenvolvimento dos municípios. “É praticamente impagável essa dívida. O Brasil teria um crescimento superior à China caso tivéssemos uma redução”, acredita o presidente do Consórcio de 12 municípios que tem uma população de 400 mil moradores.

.



Um Deus nos acuda

A prefeita de Dário Meira, Maria de Fátima Aragão Sampaio diz que em 2010 tem feito uma verdadeira ginástica para manter os compromissos em dia. ´”É um verdadeiro Deus nos acuda quando chega no dia 20 e 30 e temos dificuldade para fazer o repasse da câmara e pagar o funcionalismo e os fornecedores”. Fui eleita prometendo pagar em dia e estou tendo sérias dificuldades para cumprir o compromisso.

Liderança municipalista conhecida nacionalmente, o prefeito de Barra do Rocha, Jonathas Ventura afirmou que tem efetuado a folha de pagamento em dia por não ter o desconto automático do INSS. “Se fosse o contrário não teríamos como pagar. Nós prefeitos já andamos de bermuda, pois já abolimos as calças curtas”,lamentou. Mesmo com a instalação da mineradora Mirabela o prefeito de Itagibá, Gilson Fonseca diz que tem enfrentado dificuldades. Segundo ele todos os meses são descontados mais de 300 mil do INSS. Tenho que cuidar da cidade e de três distritos um deles Japumirim é praticamente uma cidade”, afirmou.

Participaram da reunião os prefeitos Jonathas Ventura (Barra do Rocha),Edízio Cerqueira Alves (Jitaúna),Jorge Abdon (Ibirataia),Maria de Fátima Aragão Sampaio (Dário Meira),Gilson Fonseca (Itagibá) e o presidente do consórcio Deraldino Araújo.




--
Ascom Ipiaú
Fone:73-9965-3283
73-9981-1742

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...