Itabuna será um dos oito primeiros municípios baianos beneficiados pelo Plano Nacional de Banda Larga (PNLB), conforme anúncio feito pelo presidente da Telebras, Rogério Santana, no encerramento do Fórum Brasil Conectado.

O município sul-baiano está entre os 100 em todo o país com acesso à internet rápida até o final deste ano. Na Bahia, também serão beneficiadas as cidades de Barro Preto, Camaçari, Eunápolis, Feira Santana, Governador Mangabeira, Muritiba e Presidente Tancredo Neves.

Conforme a Agência Brasil, o valor cobrado pelo uso da internet rápida será de R$ 35,00 ao mês, com a possibilidade de haver redução (se houver redução de impostos). A velocidade mínima disponível será de 512 kbps. Até o final de 2011, mais 1.063 cidades serão atendidas e o país atingirá a universalização da banda larga até o final de 2014.

Entre os critérios para a definição das cidades estão a existência de redes de fibra ótica, a proximidade de até 50 km com os POPs (pontos de presença), municípios com menor densidade de banda larga e com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), áreas urbanas pobres e densamente povoadas, além de áreas rurais e regiões remotas.