segunda-feira, 20 de setembro de 2010

SOCIEDADE DISCUTE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS EM MAIS UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA

Postado pela APPI/APLB



O PME- Plano Municipal de Educação foi ponto de duscussão em mais uma audiência pública sobre o sistema educacional no municiípio de Ilhéus-Ba.
Na sexta feira, dia 17 de setembro de 2010, das 14 às 17h , APPI, CME, SEDUC, LEGISLATIVO PROMOTORIA PÚBLICA E SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA, representada por membros dos conselhos sociais participaram da audiência ao qual o ponto principal foi sobre o FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS.
A Presidente do Conselho Municipal de Educação- CME, professora Gilvânia Nascimento deu início a audiência falando da importância das audiências públicas com a a participação da sociedade e do papel do Conselho Municipal frente a discussão do PME.
O presidente do FUNDEB, professor Osman Nogueira apresentou nessa audiência os recursos destinados a Educação através do Fundo de Manuntenção da Educação Básica ( FUNDEB ) e aplicação dos mesmos. Na fala de professor Osman, ele colocou sobre a precariedade da educação em Ilhéus e a má aplicação dos recursos, a falta de contrução de prédios escolares, as péssimas condições do transporte escolar dentre outros problemas que o município vem enfretando.
Em seguida, a professora Silvana Penna, representante da SEDUC, apresentou dados sobre a aplicação de recursos na educação oriundos de tributos estaduais e municipais. A professora e vereadora Carmelita Ângela, em seu discurso, falou sobre a importância de revisar a aplicação dos recursos na educação em Ilhéus e a reforma tributária do município com o objetivo de injetar mais recursos e assim melhorar o nosso sistema educacional.
Para a professora e presidenta do da APPI-APLB Sindicato, Enilda Mendonça, essas audiências públicas são de extrema importãncia , pois a sociedade precisa entender e participar ativamente da construção do Plano Municipal de Educação. Na fala de Enilda, ela contemplou sobre a valorização da mão de obra dos profissionais e acessibilidade a uma educação de qualidade e disse ainda que a próxima audiência tratará da valorização e carreira dos profissionais da educação no município de Ilhéus.
O encerramento da audiência ficou a cargo da Promotora Pública, Karina Cherubine que explanou sobre o papel da Promotoria Pública no que tange as questões da Educação e a participação efetiva para a construção e revisão do Plano Municipal de educação e as cobranças feitas ao Executivo em tudo o que se está posto na Lei.
Em breve, estaremos disponibilizando aqui e em outros canais de comunicação a data, horário e local da próxima audiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...