quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Comissões promovem simpósios regionais sobre desenvolvimento sustentáve

Brasília – A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional (CAINDR) e a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara estão promovendo, em conjunto, uma série de simpósios regionais para discutir as potencialidades da região amazônica. Os encontros servirão de base para a terceira edição do Simpósio Amazônia, que acontecerá em outubro, em Brasília.

O primeiro simpósio regional aconteceu em Cuiabá/MT no dia 19 de agosto. As demais reuniões estão agendadas para os dias 25 de agosto em Manaus (AM); 27 de agosto em São Luís (MA), Macapá (AP) e Porto Velho (RO); 28 de agosto em Belém (PA) ePalmas (TO); dia 11 de setembro em Rio Branco (AC) e dia 22 de setembro em Boa Vista (RR).

A deputada Maria Helena é a organizadora do simpósio em Roraima. Ela explica que deve constar da pauta do evento pelo menos dois assuntos considerados de extrema importância para a região: o horário dos vôos comerciais para o estado, que acontecem apenas na madrugada e são considerados ruins para o avanço do turismo e a questão do contingenciamento dos recursos da Superintendência da Zona Franca de Manaus. “Vamos ouvir a universidade, os trabalhadores, o governo estadual e a população para reunir uma pauta de interesse de todos”, disse a socialista.

Esses encontros regionais vão servir para subsidiar o III Simpósio Amazônia que irá reunir em Brasília, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, no dia 7 de outubro, ministros de Estados, governadores, parlamentares, autoridades diversas, estudantes, comunidade acadêmica, além de especialistas, para um amplo debate sobre as práticas de desenvolvimento sustentável em várias partes do mundo, no país e na região amazônica. Na ocasião, serão apresentadas propostas de otimização dessas ações na Amazônia, levando em conta as questões de mudanças climáticas.

A terceira edição desse Simpósio conta com o apoio técnico da Confederação Nacional do Comércio (CNC/SESC/SENAC) e do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB).
Alessandra Gondim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...