quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Projeto prevê transferência simbólica da capital federal para Porto Seguro


Brasília - O projeto de Lei 5000 de 2009, aprovado hoje (19) na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, prevê a transferência da capital federal para Porto Seguro todo dia 22 de abril. Foi nesta data que os portugueses aportaram na cidade baiana no descobrimento do Brasil.

A autora da proposta, deputada Lídice da Mata (PSB-BA), acredita que a transferência estimulará a região a torna-se uma memória viva da fundação do Brasil. A parlamentar observa que a comemoração de datas importantes da formação nacional é uma maneira eficiente de resgatar a memória e estimular a formação da identidade cultural do país.

De acordo com a proposta, as solenidades oficiais deverão ser organizados pelo Governo Federal com participação do executivo estadual e municipal. A comemoração deverá resgatar a história nacional, com destaque à diversidade étnica e cultural que formou a Nação Brasileira.

“Celebrar o passado, sim, mas com os olhos voltados para o futuro. Construindo nossa memória coletiva, colocando novas luzes sobre antigos mitos. Permitir uma melhor compreensão sobre como e por que surgiram nossos preconceitos. De como esses preconceitos nos dividem e enfraquecem. Revelando com quanto de luta e sacrifício é feito o nosso presente. Consolidando, enfim, numa ampla reflexão coletiva, um projeto nacional”, filosofa a parlamentar no projeto.

Tramitação
– A proposta ainda será analisada na Comissão de Constituição e Justiça e pelo Plenário.
Letícia Alcântara/ Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...