terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Após restauração, escultura da‘Sereia’retorna à Praia do Marciano, em Ilhéus



Após o restauro feito pelo próprio artista plástico ilheense, Goca Moreno, a escultura da ‘Sereia’ retornou hoje, dia 31,ao seu local de origem, a pedra da Praia do Marciano, no bairro Malhado, em Ilhéus. A recolocação da obra no seu lugar marca os preparativos para os festejos do 02 de fevereiro, dia de Iemanjá.

A restauração da escultura é resultado da ação conjunta das secretarias municipais do Turismo (Setur) e de Serviços Urbanos (Sedur), sob autorização do prefeito Mário Alexandre, no sentido de garantir o brilho da manifestação cultural e turística em homenagem à “rainha do mar”. O local é tradicionalmente utilizado por adeptos do candomblé que ali prestam reverência à Iemanjá.

A tradicional festa ocorre em duas regiões da cidade, no dia 02 de fevereiro. Na zona norte, onde fica a escultura, a programação do terreiro de Mãe Carmozina se inicia a partir das 9 horas, com a saudação aos orixás. No outro lado, na Praia da Maramata, no bairro Pontal, zona sul, os festejos do terreiro de Mãe Laura começam a partir das 8 horas. Os eventos contam ainda com alvorada de fogos, às 05 horas da manhã, além de cortejo terrestre e procissão marítima, samba de roda e entrega dos presentes à Iemanjá.

A Setur, que também organiza o evento, providenciou em tempo recorde o restauro cuidadoso da obra. Por sua vez, a secretaria municipal de Serviços Urbanos realizou a limpeza de toda a extensão da Praia do Malhado, um dos palcos das comemorações da festa de Iemanjá, em Ilhéus. A escultura, em aço inox, é o primeiro trabalho neste tipo de material do artista plástico Goca Moreno e foi instalada no local, que passou a ser conhecido como Pedra da Sereia, em 1999.

 Confira a programação do 2 de fevereiro em Ilhéus

Zona norte (Praia do Marciano, Malhado)
Zona sul (Praia da Maramata, Pontal)
Terreiro de Mãe Carmozina
Terreiro de Mãe Laura
05:00h
Alvorada de fogos
05:00h
Alvorada de fogos
09:00h
Bênçãos aos visitantes na Pedra da Sereia
08:00h
Saudação aos orixás
14:00h
Início dos trabalhos afro-religiosos
12:30h
Samba de roda
14:30h
Saída da procissão com a imagem centenária de Iemanjá
17:00h
Saída do cortejo
15:00h
Entrega das oferendas com procissão marítima
18:00h
Samba
17:20h
Festa de Largo até as 22:30h
18:30h
Encerramento

Oferendas ecológicas – É possível manter a relação tradicional entre o candomblé e a proteção do meio ambiente. Assim, evite sabonetes, bonecas, vidros de perfumes, pentes e itens de maquiagem.Esses objetos levam anos para se decompor na natureza. Ofereça sempre pétalas de flores naturais, despeje o líquido do perfume em cima das outras oferendas, utilize apenas imagens de cera e coloque seus pedidos em papel crepom. Se a proposta é fazer um balaio, troque o cesto de vime por um barquinho de jornal ou papelão.

 Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...