terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Prefeito de Ilhéus defende a reativação do Conselho Municipal de Segurança Pública

Prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, defende a reativação  do Conselho Municipal de Segurança Pública - Foto Clodoaldo Ribeiro

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, reuniu-se, na última sexta-feira, 27 de janeiro, com representantes da área de segurança pública, além de diversas associações comunitárias, com o objetivo de discutir a reativação do Conselho Municipal de Segurança Pública. A ideia do prefeito é estimular a mediação entre os órgãos do setor e a sociedade civil organizada, a fim de aprimorar as ações de prevenção e de combate à violência.

Participaram do encontro, representantes das Polícias Militar e Civil, da Sutran – Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, da Guarda Civil, das empresas de transporte coletivo, entre outros, além do procurador geral, Fabiano Resende, e do vereador Pastor Antônio Matos. A tônica da reunião foi a necessidade de colaboração mútua entre Poder Público e a polícia, com a participação efetiva da sociedade, através do Conselho e associações, no sentido de manter a ordem pública na cidade.

Na oportunidade, o comandante da 69º Companhia Independente de Polícia Militar, que atende a zona sul de Ilhéus, major Joeudo Figueiredo Pinheiro, agradeceu a oportunidade e destacou a importância do envolvimento da sociedade e instituições para o fortalecimento da segurança pública. Ele acredita que “os conselhos comunitários, uma vez filantrópicos, representam o elo da Polícia Militar com a comunidade, já que a própria população informa à PM e a corporação age nesses bairros”.

Já o comandante do 68º Companhia Independentede Polícia, major Robson Farias da Silva, responsável pelo patrulhamento da região central da Ilhéus, falou da otimização do trabalho, com foco nas regiões mais vulneráveis da cidade, para a apreensão de armas e drogas. Segundo ele, as áreas que mais preocupam atualmente são ocentro da cidade e o bairro Conquista.
Disque Denúncia – O major Robson informou que para esse trabalho integrado entre a polícia e a comunidade foi incorporada a nova ferramenta do “Disque Denúncia”, através do telefone (73) 98886-3997, que funciona como Whatsapp, sendo possível também o envio de fotos por meio do aplicativo.

Na ocasião, o prefeito Mário Alexandre destacou que o maior acesso à tecnologia permite que o cidadão possa colaborar com a polícia, a fim de assegurar a sua segurança e a ordem pública no município. “O fortalecimento das associações, da comunidade e da própria polícia, tem na informação compartilhada a estratégia para uma ação mais eficaz, e esta integração do Poder Público e cidadão será frequente na atual gestão”, acrescentou.


Secretaria de Comunicação Social – SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...