quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Setur restaura escultura da ‘Sereia’ para a festa de Iemanjá, em Ilhéus



Visando os preparativos para os festejos do 2 de fevereiro, dia de Iemanjá, as secretarias municipais do Turismo (Setur) e a de Serviços Urbanos (Sedur) atenderam às determinações do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, para garantir a tradição do calendário cultural e turístico do município. A Setur providenciou  retirada da escultura, instalada na Praia do Marciano, no Malhado, para o restauro da obra.

A escultura dourada da Sereia é uma obra do artista plástico ilheense, Goca Moreno. O local passou a ser utilizado durante uma das mais expressivas manifestações populares da cidade, que acontece a cada dia 2 de fevereiro, por ocasião das homenagens à “rainha do mar”.

O secretário de Turismo, Roberto Lobão, informa que a opção pela recuperação da escultura, que estava danificada e sem um dos braços, atende a um apelo de representantes da comunidade. “Para realizar a restauração da obra e garantir a reinstalação antes do Dia de Iemanjá, fez-se necessária a retirada da mesma do local”, ratificou o secretário.

A Setur, que também organiza o evento, entregou a escultura para o autor, visando o restauro cuidadoso da obra. Além disso, a secretariavem concentrando esforços, junto à Secretaria de Serviços Urbanos, para realizar a limpeza da Praia do Malhado, que será um dos palcos das comemorações da festa de Iemanjá, em Ilhéus, uma manifestação popular que costuma atrair milhares de moradores e visitantes.

Segundo o prefeito Mário Alexandre, “é dever da Prefeitura zelar pelo aspecto das localidades onde acontecem as concentrações populares, especialmente no que se refere à limpeza pública, para que o ambiente festivo esteja digno da presença de ilheenses e turistas, que vêm render suas homenagens ou assistir à manifestação religiosa”.

Autor e obra – Goca Moreno vive em Ilhéus, tem 55 anos e foi auxiliar de Mário Cravo Júnior e também participou da equipe de Tati Moreno e do pintor Fernando Coelho. Artista plástico e escultor premiado nacionalmente executou a escultura “Sereia”, em Ilhéus, em 1999, quando começou a trabalhar com aço inox.
  
Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...