sábado, 5 de junho de 2010

Apoio à agricultura familiar ganha importância institucional em Itacaré

Mais do que estimular a produção agrícola e melhorar os índices econômicos do município, Itacaré assumiu como política de governo promover a inclusão social através da agricultura familiar. Nesse sentido, a Secretaria da Agricultura, Meio-Ambiente e Pesca investe em cursos, seminários, palestras e toda forma de incentivo para garantir o apoio necessário às famílias produtoras. O foco é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). No último domingo, um desses eventos reuniu mais de mil pessoas.

Vocação natural do município, que tem seu território praticamente todo formado por comunidades rurais, a agricultura familiar enfrenta problemas de produtividade e, até, de produção. “Algumas dessas famílias estão sendo estimuladas a começar a produzir. Muitas têm no quintal aquela pequena quantidade de cacau e se contenta com isso. Quando a safra vem, é aquela alegria. Mas, logo ela vai embora e a família fica o resto do ano sem renda”, observa o secretário Paulo Baracho.

No evento de domingo passado (dia 30), foram realizadas palestras e cursos para estimular a produção familiar. “Queremos estimular, principalmente a questão do PAA. Essa é uma forma garantida de renda para o trabalhador e também uma garantia de merenda escolar de qualidade para nossas crianças, por exemplo. Então, a agricultura familiar pode, sim, revolucionar a economia do campo e a qualidade de vida de nossos munícipes, seja na sede ou nas comunidades rurais”, reforça Baracho.

Para o prefeito Antônio de Anízio, a agricultura familiar é fator estratégico para solucionar várias questões sociais no município. “Ele produz para sua alimentação e subsistência. Só aí já garantimos que essa família não passe por necessidades. E o excedente ele ainda comercializa. Isso pode ser feito junto aos órgãos públicos, com garantia de preços justos e também nas feiras-livres ou a outros comerciantes. O importante é a dignidade que essas ações do nosso governo estão conferindo a essas pessoas”, observou o prefeito.

Além das ações de incentivo à produção, a prefeitura também está buscando garantir melhores condições de vida às comunidades. “Conseguimos a construção de 160 casas para comunidades quilombolas de João Rodrigues, Santo Antônio, Fojo e Serra de Água. Estamos estimulando a criação da cooperativa de aquicultores em Taboquinhas, que deve estar pronta ainda nesse mês de junho”, observa o secretário.

Seminário

Em comemoração ao Dia Nacional da Agricultura Familiar, o evento realizado na comunidade dos Quirinos, no domingo passado, reuniu mais de mil pessoas. O evento teve diversas palestras sobre manejo de culturas, além de informar sobre produção e qualificação para melhor atender a requisitos de programas do governo, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Também oram realizadas explanações sobre eletrificação rural (Luz para todos).

“O que buscamos é fazer esse intercâmbio entre as microrregiões de nosso município, ao mesmo tempo em que promovemos uma melhor qualidade de vida para a população, tanto das comunidades rurais como da sede, já que uma coisa se reflete na outra. Estamos fazendo isso com a organização dessas famílias, para que possam vender mais produtos ao PAA e ao PNAE e assim garantirem renda independente da aventura de vender seus produtos nas feiras”, afirmou o prefeito Antônio de Anízio.

Durante o evento, foram realizadas brincadeiras, competições de quebra de cacau e pelagem de animais entre os produtores, que ainda receberam sementes de milho e feijão. O evento teve participação de técnicos da Ceplac, EBDA e Uesc, além dos da própria Secretaria da Agricultura, Meio-Ambiente e Pesca de Itacaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...