sábado, 5 de junho de 2010

Prefeito de Itacaré e comitiva entregam manifesto a Wagner



O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, entregou ao governador Jaques Wagner, junto com uma comitiva representando vários setores da comunidade regional, um manifesto em apoio à instalação do complexo intermodal Porto Sul em Ilhéus. O prefeito entende que a implantação do projeto vai beneficiar toda a região, e Itacaré estará diretamente integrada a esses benefícios. O ato ocorreu durante a visita do governador a Ilhéus, no sábado (29) de maio, para inauguração de obras de melhorias no Hospital Geral Luiz Viana Filho.

De acordo com o prefeito, os empreendimentos que virão a reboque do complexo intermodal (novos porto e aeroporto e a ferrovia Oeste-Leste) vão contribuir para o desenvolvimento regional e também de seu município. “Imagine que essa região, que sempre foi esquecida, apenas com alguns equipamentos, como a nova estrada, já mostra sinais positivos de um breve desenvolvimento. Com esses empreendimentos, teríamos aqui um vetor muito forte para o nosso crescimento”, observou Antônio de Anízio.

O prefeito lembra que seu município e a região até hoje se ressentem da crise internacional, que atingiu o mundo capitalista em 2008/09, daí a importância de novos vetores de desenvolvimento. “A Europa ainda não saiu totalmente da crise. Temos aqui dois grandes empreendimentos, ligados a investidores portugueses e espanhóis. Os dois empregavam milhares de pessoas e hoje estão parados. Para se ter uma ideia, no empreendimento português, um hotel seis estrelas, eram empregados 1.500 trabalhadores da região”.

Outro argumento do prefeito Antônio de Anízio é que, mesmo em municípios como o seu, conhecidos pelas belezas naturais e pelo potencial turístico, a população necessita de empregos fora desse segmento, que não sustenta a economia durante o ano inteiro. “Itacaré não é só praia. Seu território é formado em maior parte por áreas rurais. Mesmo em nossa sede, temos um setor de comércio e de serviços que precisa estar em constante movimento, independente das épocas em que o turismo supre tudo”.

O governador recebeu o documento e afirmou que seu propósito será levado adiante, embora esteja aberto ao diálogo com as entidades que se posicionam contra o projeto. “Não vamos usar de autoritarismo, mas não desistiremos. Nosso objetivo é dialogar com as outras partes, ouvir seus argumentos e apresentar os nossos. Esse não será um porto industrial, mas de transporte. Então, as pessoas devem usar argumentos válidos para questionar sua implantação. Porque, argumentos falsos, não resolvem. Queremos desenvolver com sustentabilidade ambiental”.


--
Ascom Itacaré
73-8132-9710
73-8131-0171

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...