domingo, 20 de junho de 2010

Passageiros incendeiam ônibus em protesto em São José da Vitória

Do Atarde On Line

Ana Cristina Oliveira | Sucursal Itabuna

Moradores de São José da Vitória incendeiam ônibus em protesto por  falta de transporte

Luiz Tito / AG. Atarde
Moradores de São Jose da Vitória Incendeiam ônibus por falta de transporte

Cerca de 200 moradores de São José da Vitória, distante 452 km ao sul de Salvador, fizeram um protesto contra a falta de transporte, na manhã deste sábado, 19, e queimaram um ônibus da empresa Rota Transportes. Os manifestantes estavam revoltados também com a fiscalização da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia. (Agerba), que, segundo eles, estaria multando e impedindo os taxistas de fazerem lotação. Segundo eles, até pessoas que dão carona, em seus carros particulares, estariam sendo punidas.


O protesto começou logo cedo, quando cerca de 80 pessoas estariam esperando transporte, no ponto na entrada da cidade, às margens da BR-101. Quando o ônibus chegou e não foi possível que todos entrassem, o grupo mandou os passageiros descerem e ateou fogo no veículo. Na cidade, havia apenas dois policiais militares, que nada puderam fazer. Duas pessoas teriam sido detidas e depois liberadas.

Os manifestantes chegaram a interditar a pista da BR-101, e a Polícia Rodoviária Federal foi para o local. Viaturas da Polícia Militar também foram enviadas para conter a revolta popular. “A população está cansada e quer melhoria no transporte coletivo”, diz o morador Marcos Costa Santos, que não estava no meio dos manifestantes, mas conhece as dificuldades que a população enfrenta.

Um ex-comerciante na cidade, que se identificou apenas como Uberlândio, diz que os usuários querem mais qualidade nos transporte, com mais carros na linha, horários certos e mais conforto nos pontos de espera. Segundo ele, a legislação contempla o transporte alternativo, quando a população não é bem servida. “O monopólio só é vantajoso para o dono de empresa que está explorando o serviço”, diz. Nos finais de semana, a população da zona rural vem para a cidade fazer feira, mas os ônibus não levam bujão e outras coisas de que precisam, dificultando a vida dessas pessoas.

A reportagem tentou contato com o chefe do Pólo da Agerba, em Itabuna, Benedito Souza Cabral, mas um funcionário que se identificou como Milton informou que ele não estava trabalhando no fim de semana. A reportagem também ligou, para a Rota Transporte, mas não obteve retorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...