domingo, 13 de junho de 2010

Municípios definem investimentos prioritários no Território Litoral Sul


Tendo como pano de fundo o acompanhamento do Plano Plurianual Participativo (PPA), instalado pelo governo estadual em 2007, governo e sociedade civil organizada promoveram, na terça-feira (7), em Uruçuca, mais uma rodada dos Diálogos Territoriais, em que foram discutidos os investimentos realizados pelo governo Wagner nos territórios nesse período. A reunião também buscou identificar as prioridades que devem nortear o PPA daqui para a frente no Território Litoral Sul.

O evento reuniu mais de 100 participantes, entre representantes de grande parte dos municípios do Território Litoral Sul, governo do estado, representantes de órgãos federais, como a Ceplac, e sociedade civil. No centro de Cultura Água Preta, durante todo o dia, foram discutidas as prioridades de investimentos do PPA.

O prefeito de Uruçuca e presidente da Associação dos Municípios do Sul,Sudoeste e Extremo Sul da Bahia(Amurc) , Moacyr Leite, elogiou a iniciativa do governo do estado, mas cobrou agilidade na implementação dos projetos. “Algumas coisas, sabemos, até fogem à responsabilidade do governo. Mas acreditamos que uma maior fiscalização nas ações, como por exemplo no ritmo das contratações, pela Coelba, dos projetos de luz no campo, através do Luz para Todos, seria um incentivo à agilização do processo e uma possibilidade de um atendimento mais amplo”, observou o prefeito anfitrião.

Segundo Moacyr, a Coelba está lenta na contratação dos projetos. “Precisamos observar melhor isso. Agora, mesmo, milhares de pessoas na região não poderão assistir à Copa do Mundo porque a luz não chegou a tempo em suas comunidades, sendo que isso poderia ter ocorrido se houvesse maior agilidade da empresa. Esse é um exemplo imediato, mas todos aqui sabemos da importância da eletricidade na vida dessas comunidades rurais”.

O prefeito de Una, Djair Birschiner (PP), elogiou o novo momento político da Bahia, em que as ações de governo são discutidas e aprovadas pelo conjunto da sociedade. “Não há aquela coisa imposta para os municípios. Hoje, temos vozes, assim como as organizações da sociedade. Esse Diálogo Territorial traduz isso”.

Durante o evento, o governo do estado, através das secretarias do planejamento (Seplan), representada por Jerônimo Rodrigues, e das Relações Institucionais (Serin), por Elisa Pellegrini, apresentaram um resumo das ações que estão sendo desenvolvidas em toda a Bahia, como resultado do que foi apontado no PAA, desde 2007.

Por outro lado, os participantes foram chamados a apresentar sugestões para os futuros investimentos do PPA no território, e as ações e áreas que mais foram citadas foram o fortalecimento da educação, saúde, agricultura, inclusão social e melhoria da infraestrutura no campo e nas cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...