domingo, 20 de junho de 2010

Seleção enfrenta Costa do Marfim para vencer, convencer e se classificar

A TARDE ONLINE, Luiz Teles e agências

Crédito: Eduardo Martins | A TARDE



Júlio César abraça Gilberto Silva, enquanto Gomes, Kaká e Elano sorriem no treino da Seleção




A Seleção Brasileira entra em campo contra a Costa do Marfim, neste domingo, às 15h30 (de Brasília), para vencer a equipe africana e sair do Estádio Soccer City, em Joanesburgo, com a classificação antecipada para as oitavas de final da Copa do Mundo 2010. Tão importante quanto a passagem para a próxima fase será também exibir um futebol que passe confiança aos torcedores, o que, na estreia contra a Coreia do Norte, esteve longe de acontecer.


Mesmo com a performance insatisfatória do primeiro jogo, Dunga não promoverá mudanças na equipe, já que Gilberto Silva, que levou uma pancada no treinamento de sexta-feira e era dúvida, foi confirmado para o jogo contra os marfinenses. "O Brasil tem um sistema de jogar e não vamos mudar. O Drogba é um jogador importante e temos que ter cuidado, mas não temos que nos preocupar apenas com ele. Principalmente no contato físico, a bola aérea que vai ser complicada, vamos ter que ser mais versáteis, mais ágeis do que fomos contra a Coreia. Eles tem uma ótima organização“, avaliou o treinador da Seleção.

Depois de cumprir os 30 minutos obrigatórios de treino aberto à imprensa neste sábado, Dunga não seguiu a programação oficial e fechou o acesso de jornalistas às atividades, comandando um trabalho fechado de lances de bola parada. O treinador justificou-se. ”Foi visto o aquecimento e o rachão. Eu que sou treinador tenho que ter a liberdade de fazer um treino fechado para treinar bolas paradas. Se eu não tiver essa liberdade, aí é absurdo“, comentou.

Pelo lado da Costa do Marfim, após conquistar um ponto no confronto de estreia com Portugal, um empate com o Brasil deixa o time com grandes chances de avançar para as oitavas de final, já que enfrentará depois a fraca Coreia do Norte. Contra o Brasil, o técnico Sven-Goran Eriksson, que declarou em coletiva que o empate não será um resultado ruim, deve contar com o retorno do atacante Didier Drogba, que ficou na reserva diante de Portugal e entrou apenas no segundo tempo. Mesmo com a volta do astro, o técnico confia mais no coletivo da seleção africana, e ressaltou a importância de atuar bem na defesa. “Disponho de jogadores maravilhosos. O que estamos tentando fazer é ser organizados, sobretudo na defesa”, concluiu.

O Brasil nunca disputou uma partida oficial ou amistoso profissional contra a Costa do Marfim. Antes de 2010, os 'Elefantes' só tinham disputado uma Copa, a da Alemanha em 2006, quando ficaram em terceiro em seu grupo e foram eliminados em uma chave que teve Argentina e Holanda como classificadas para as oitavas de final. Nos Mundiais Sub-20, já houve dois confrontos, com uma vitória para o Brasil (2 a 1, em Portugal-1991) e um empate (1 a 1, na Tunísia-1977), em ambas as oportunidades na primeira fase.

Brasil x Costa do Marfim

Local: Estádio Soccer City, em Joanesburgo.
Horário: 15h30m (de Brasília)

Brasil: Julio Cesar, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Felipe Melo, Gilberto Silva, Kaká e Elano; Robinho e Luis Fabiano. Treinador: Dunga.

Costa do Marfim: Barry, Demel, Kolo Touré, Zokora e Tiote; Yaya Touré; Eboué e Tiene; Dindane, Gervinho e Kalou (Drogba). Treinador: Sven-Goran Eriksson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...