segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Autoridades já temem nova epidemia de dengue

Ainda falta pouco mais de um mês para o início oficial do verão, embora na Bahia isto seja quase uma peça de ficção porque ninguém dúvida de que, em terras baianas o verão já chegou. O probema é que, mais uma vez, a estação do burburinho baiano é antecipada pelos alertas em relação à possibilidade de uma nova epidemia de dengue.

Segundo os dados oficiais, as previsões do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que o Verão terá chuva acima da média, o que deve facilitar, quando junto com o forte calor, a reprodução do mosquito transmissor, o aedes aegypti, e, portanto, a transmissão da doença.

Este ano já foram registrados 6.954 casos da doença apenas em Salvador, e mais de 100 mil em todo o Estado. A Prefeitura da capital anuncia que está realizando mutirões nos bairros que apresentam os maiores índices de casos na capital baiana. Sem querer ser do contra ou alarmista, tudo parece indicar que os baianos passarão, novamente, por um sufoco em relação à dengue, apesar dos anunciados esforços das autoridades de saude.

Em Itabuna, por exemplo, onde a Prefeitura já decretou estado de alerta, há um índice de infestação predial de mais de 10% (ou seja, em cada 100 imóveis visitados, foram encontrados focos do mosquito em mais de 10). Enquanto nossas autoridades não entenderem que o combate à dengue é tarefa para o ano inteiro e deve ser levado a sério em tempo integral, nós iremos viver (e muitos irão morrer) sob a ameaça de renovadas e trágicas epidemias.

Paixão Barbosa/ Atarde On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...