quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Câmara aprova projeto que proíbe cobrança de taxas para preenchimento de vagas

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 6246/05, de autoria da deputada Sandra Rosado (PSB-RN), que proíbe a cobrança de taxas de trabalhadores candidatos ao preenchimento de vagas em empresas. O projeto foi aprovado pelas comissões da Câmara e segue para o Senado.

Se transformada em lei, as empresas que descumprirem o regulamentado podem pagar multa de até R$ 30 mil. “Se o candidato está em busca de emprego é porque ele já não conta com rendimento mensal e qualquer quantia a ser paga faz uma grande diferença em seus custos e infelizmente essa ainda é uma prática recorrente em algumas empresas”, justifica Sandra Rosado.

Pelo projeto aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, a multa fixada é de R$ 3 mil por trabalhador prejudicado. Em sua fala, Sandra Rosado lembrou que “o desemprego não pode servir de isca para tirar daqueles que estão sem remuneração”, e que por isso, ela defende que a “promessa de emprego não pode estar condicionada ao pagamento de qualquer taxa”, enfatizou.

No Senado Federal, o Projeto de Lei 6246/05 vai ser analisado por comissões antes de ser encaminhado para votação em plenário; depois disso, se aprovado, e não houver qualquer alteração no texto, segue direto para sanção presidencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...