quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Grupos de Itacaré se unem para celebrar Dia da Consciência Negra

Grupos culturais e a comunidade de Itacaré estarão unidos nesta sexta-feira (20) para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra. A partir das 15 horas, na Rua Londônio Almeida, haverá diversas apresentações artísticas, palestras, projeções audiovisuais e mostra de artesanato local de influência afro-indígena. As atividades são coordenadas pelo Espaço Cinema Cultural com o apoio da Prefeitura de Itacaré.

Entre as principais atrações do evento que lembra a luta dos negros contra a intolerância racial estão apresentações de samba de roda, maculelê, capoeira e puxada de rede. Além dos grupos locais, como o Filhos de Zumbi, Luanda, Fanfarra de Itacaré (Faita) e Filarmônica São Miguel, a iniciativa tem confirmadas as participações do Grupo Cadência do Samba, Balé Afro Gongombira, de Ilhéus, e do músico Marcos Swing, ex-integrante da banda de Edson Gomes.

A realização do Dia da Consciência Negra em Itacaré conta ainda com a parceria de associações locais, como a Associação Cultural de Itacaré, Porto de Trás, Bairro Santo Antônio, União de Artesão e Artesanarte. “Queremos marcar a data com manifestações festivas, exaltando a grande contribuição dos negros para a nossa cultura e, ao mesmo tempo, chamar a atenção para a necessidade de maior valorização dos afro-brasileiros”, disse um dos coordenadores, Punk do Reggae.

Grande presença negra

A cultura negra é um dos elementos de maior evidência de Itacaré. Grande parte da população é descendente dos africanos trazidos para o Brasil como escravos e que, além de contribuir com o seu trabalho, marcaram a história com seus costumes, tradições, culinária, música e dança. No município, há 10 comunidades remanescentes de quilombos registradas, ou seja, antigas povoações formadas por escravos fugidos. Na zona urbana, o bairro Porto de Trás é considerado um dos últimos quilombos urbanos do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...