segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Pesquisas do dedinho

09 de novembro de 2009.

Elias Reis

eliasreis.ilheus@gmal.com

À medida que se aproximam as eleições de outubro próximo, alguns blogs e sites regionais começam a fazer suas pesquisas particulares, tentando fazer subir a temperatura dos candidatos, e quase todos, totalizam o resultado, de acordo com sua conveniência. Imediatamente o internauta levanta suspeita quanto à seriedade deste serviço. Numa loucura sem precedentes, ou por falta de criatividade, coloca-se tais pesquisas livremente, vez que, a agência ou instituto de pesquisa não existe. Ou seja, o próprio dedo do dono do blog ou site é o fator determinante de tais resultados.

Aliás, até a maneira que se coloca a pesquisa na rede é completamente equivocada. Além de mentirosas e tendenciosas, não existe questionários e, a única pergunta que se faz, é mal elaborada.

Com quais os elementos alguém pode afirmar, por exemplo, que Carlos Massarollo está mais cotado a ganhar a deputado Federal, que Raymundo Veloso e, quem pode garantir que Veloso já está eleito; Com qual fundamento alguém pode afirmar que a gaga Solange e Paixão do Malhado ameaçam Ângela Sousa. Aliás, a tendência de Ângela agora é crescer muito mais. Ganha o apoio do ressuscitado Cosme Araújo; Com qual conhecimento cientifico podemos afirmar que Dr. Ruy não terá êxito em 2010; Que estudos temos em mãos, que independente da coligação, Jabes Ribeiro já está praticamente eleito como Deputado Estadual, em 2010. Aliás, nem sabemos se Jabes será candidato. Será que Cacá, politicamente, já está morto no colchão. Será? Ainda bem que as tais “pesquisas” são de mentirinhas.

Claro que temos blogs e sites sérios, comprometidos com a informação e a lisura da notícia, porém, alguns vêm se queimando com “pesquisas” e enquetes vazias. Tão bobas e inconseqüentes que não gera notícia nem mesmo em outros links amigos e parceiros.

Recentemente um blog de Itabuna propagou uma pesquisa “dele mesmo” que a re-eleição do governador Wagner é garantida. “Jacques é o melhor governador que a Bahia já teve nos últimos 30 anos. Inclusive a partir do Porto Sul, acabam de vez os problemas de geração de emprego e renda em todo o sul da Bahia”, afirma o blogueiro, que dá mostra de falta de visão econômica, política e total desconhecimento das recentes investidas de Gedel Lima e Paulo Souto. Política, principalmente na Bahia, continua sendo um saco de surpresa. Nem a fortuna de propaganda gasta pelo estado, na educação, apresentando uma declaração da centenária Maria Enedina, lhe garante a sensibilidade dos eleitores baianos.

Com relação às pesquisas, algumas situações a considerar, principalmente às etapas:

a) saber o que a pesquisa vai pesquisar;

b) selecionar uma amostra;

c) Elaborar um questionário;

d) processar os dados;

c) Tabular os dados;

d) análise dos resultados.

Claro que esta é uma função complicada e uma tarefa apenas para institutos credenciados à Justiça Eleitoral. São normas estabelecidas, em tempo e prazo determinado.

Já deu para perceber que fazer pesquisa não é o que anda fazendo alguns blogs ou sites, principalmente aqui na região sul da Bahia.

Este espaço que se utiliza com “pesquisas” ou enquetes políticas em blogs e sites deveria ser repensado, já que ninguém acredita mesmo...

Deveria ser deletado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...