sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Campanha de doação de sangue acontece em Itacaré neste sábado

Homens e mulheres saudáveis, pesando mais de 50 quilos e com idade entre 18 e 65 anos são o público-alvo da campanha de doação de sangue que acontece em Itacaré neste sábado (14). Fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Rotary Club e Banco de Sangue de Ilhéus, a iniciativa pretende aumentar o número de doadores. As coletas serão feitas das 8 às 17 horas, na Unidade de Saúde Otto Alencar, no Centro.

Além de atrair novos doadores e resgatar antigos, a campanha ainda objetiva conscientizar a população sobre a necessidade de tornar a doação um ato comum. “Queremos que a comunidade entenda que, através de uma ação solidária que dura apenas 15 minutos, é possível salvar até três vidas”, disse a secretária Viviane Cunha.

Todas as bolsas arrecadadas no sábado serão encaminhadas ao Banco de Sangue de Ilhéus, cujo estoque atende não só Itacaré, mas dezenas de cidades da região. Para doar, o voluntário precisa apresentar qualquer documento oficial com foto, estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas, não ter ingerido bebidas alcoólicas 24 horas antes da doação e não ter feito tatuagem ou piercing há menos de um ano.

Mitos sobre doação de sangue

Apesar da grande demanda, os Bancos de Sangue de todo Brasil vivem sempre com seus estoques no limite ou baixos. Este fato negativo deve-se ao grande número de mitos sobre a doação de sangue. Entre os principais equívocos estão que dói muito, vicia, enfraquece, há possibilidade de contrair doenças e o sangue fica grosso. Anualmente, os homens podem efetuar quatro doações e mulheres três. O processo é altamente seguro e atende padrões técnicos rigorosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...