sábado, 7 de novembro de 2009

Sancionada a lei que beneficia polícia militar e bombeiros do DF

O presidente Lula sancionou na tarde dessa quarta-feira (06/11) o Projeto de Lei 5.664/09, que criou o Plano de Cargos e Salários (PCS) dos policiais e bombeiros militares do Distrito Federal. Os principais pontos da proposta, que garante a gratificação por risco de vida e a obrigatoriedade do curso superior para o ingresso nas carreiras, foram mantidos pelo Executivo. Integrantes das duas categorias lotaram o ginásio Nilson Nelson, onde foi realizado o evento de assinatura.

O deputado federal Rodrigo Rollemberg foi bastante aplaudido pelos policiais e bombeiros que estiveram presentes. O socialista é autor do requerimento de urgência, que fez com que o projeto fosse aprovado rapidamente pela Câmara dos Deputados. “Foram dias de muita luta, de muita articulação, mas finalmente conseguimos a vitória, que faz justiça a uma classe que trabalha, e muito, pela população do DF”, destaca.

Além do presidente e de Rollemberg, estiveram presentes na solenidade a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o governador do DF, José Roberto Arruda, senadores, deputados federais e distritais. “Eu fico imaginando uma categoria esperar por 32 anos por um plano de carreira. E fico muito orgulhoso de assinar essa lei”, afirma o presidente.

Mudanças

O principal ponto da proposta é a criação da gratificação por risco de vida das categorias. O adicional será de R$ 250 por mês neste ano, retroativo a abril de 2009. Prevê ainda aumentos anuais até chegar ao valor de R$ 1 mil em 2014. A proposição faz uma reformulação da estrutura das carreiras e gera um impacto no número dos profissionais contratados por concurso público. Hoje, a polícia é composta por 15 mil militares, mas pode chegar a 18.673. Já o efetivo de bombeiros, que é de 7mil pessoas, pode ir a 9.703.
Da Ascom do deputado Rodrigo Rollemberg

Comentário desse blogueiro, será que na Bahia já existe Plano de Cargos e Salários (PCS) dos policiais e bombeiros militares? com a resposta o Governo do Estado e o a SSP-Ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...