quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Faita e judocas homenageados em sessão da Câmara de Itacaré




A Fanfarra de Itacaré (Faita) e a equipe de judocas Leões Dourados foram homenageados na última sessão da Câmara de Vereadores de Itacaré, na manhã de terça-feira (10). O grupo musical segue invicto no XV Campeonato Baiano de Fanfarras e já está classificado para a final da competição, marcada para o dia 22 deste mês, em Alagoinhas. Já os jovens atletas estão voltando para casa com dezenas de medalhas, sendo as últimas conquistadas na Copa Regional de Judô, em Mutuípe, no último dia 08. Competindo nas categorias mirim, infantil e juvenil, foram oito medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze.

O vereador Edson Mendes (Nego) presidiu a sessão e ressaltou o orgulho de ver o município sendo reconhecido pelo seu potencial na cultura e esporte. Convidado pela Casa Legislativa, o presidente da Faita e coordenador da equipe de judocas, Laudelino Leão, falou sobre a importância do apoio da Prefeitura de Itacaré para o transporte da Fanfarra e dos judocas, além da colaboração da Câmara e de comerciantes locais. “Investir na juventude é investir no futuro, pois estamos conseguindo afastar as crianças e adolescentes de influências negativas”, declarou.

O regente da Faita, Uille Smith, também conhecido como Bile, lembrou que o conjunto itacareense está desbancando diversas fanfarras tradicionais, como das cidades de Santo Amaro, Rui Barbosa e Jacuípe. “Apesar das dificuldades, pela primeira vez Itacaré chega à final do Campeonato Baiano. Assim como no início, daremos o nosso melhor para enchermos ainda mais de orgulho a nossa cidade e aqueles que acreditam em nós”, afirmou, emocionado.

A equipe de judocas Leões Dourados vem participando de todas as competições da Bahia, desde o início do ano. O próximo desafio será no dia 21 deste mês, em Salvador, no Campeonato Baiano Dangai. No início do ano, o grupo era composto por apenas oito judocas e, hoje, já possui 40 jovens, com idade a partir de seis anos. Os treinos acontecem no Centro Educacional de Itacaré (CEI), espaço cedido pela Secretaria Municipal de Educação e que também funciona como local para os ensaios da Fanfarra. As aulas são gratuitas e o tatame é cedido pelo sensei Serginho, que ensina jiu-jitsu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...