terça-feira, 17 de novembro de 2009

Universidade tem papel de destaque no desenvolvimento de Roraima

Deputada Maria Helena no plenário da Câmara dos Deputados

















A pedido da deputada federal Maria Helena (PSB-RR), a Câmara dos Deputados homenageou, durante sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (16), os 20 anos da criação da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Além de parlamentares, estiveram presentes representantes do Governo e da própria instituição de ensino.

Para Maria Helena, a universidade é uma grande parceira na busca de alternativas para o desenvolvimento do Estado. “É por meio da educação que promoveremos as mudanças necessárias para melhorar a qualidade de vida da população. Acredito que só com o investimento em educação teremos uma sociedade mais justa, igualitária e democrática”.

A deputada destacou que o trabalho da UFRR contribui para a diminuição dos problemas sócio-econômicos de Roraima. “Os cursos oferecidos e o trabalho desenvolvido pela instituição contribuem para qualificação e a inserção profissional dos nossos jovens e a inclusão digital da população, por exemplo”.

No que se refere à questão do desenvolvimento sustentável, a socialista afirmou que a universidade tem realizado ações inovadoras no sentido de apresentar alternativas ambientais viáveis para a utilização dos recursos naturais existentes. “As pesquisas desenvolvidas apontarão soluções para o grande desafio que enfrentamos atualmente: como preservar a nossa biodiversidade e, ainda assim, criar oportunidade para a população de toda a região para que ela possa trabalhar, produzir, crescer e superar os problemas que nos afetam”.

Investimento - Segundo o reitor da Universidade Federal de Roraima, Roberto Ramos, a construção da instituição aumentou a presença do Estado brasileiro na região. “Precisamos ter um atendimento diferente. Estamos dentro de uma área estratégica para o Governo. A Amazônia tem que ser estratégica para o Governo. E se ela é estratégica, as universidades da região não podem ficar de fora”.

Ramos ressaltou ser importante fortalecer a interação com os países vizinhos como Venezuela e Guiana. “Estamos próximos desses países e tenho recebido muitos pedidos de pessoas de fora que gostariam de estudar na nossa universidade. Para tanto, precisamos nos fortalecer e crescer. O Ministério da Educação é nosso principal parceiro e é muito importante nesse processo”.
Tatyana Vendramini/Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...