terça-feira, 16 de agosto de 2011

Comissão promoverá seminário virtual sobre Juventude e Cultura

Agencia da Câmara

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias vai promover, nesta quarta-feira (17), o Seminário Virtual Juventude e Cultura. O objetivo do evento é debater ações que facilitem o acesso dos jovens das camadas mais pobres da população à cultura e à produção cultural.
O seminário foi proposto pela deputada Manuela d’Ávila (PCdoB-RS). Ela afirma que boa parte dos jovens brasileiros sem acesso à cultura estão vulneráveis a desemprego, violência e drogas. “Acreditamos que estimular o protagonismo juvenil e a força criativa do jovem é o caminho para enfrentar a violência e as violações dos direitos humanos sofridas por essa parcela da população”, explica.

Além deste encontro, a comissão fará outros cinco seminários sobre o tema, um em cada região do País. No dia 5 de setembro, em Fortaleza, será debatida a educação. No dia 26 de setembro, em Porto Alegre, o desenvolvimento territorial. Em Manaus, a saúde será o tema de debate em 24 de outubro. Já o trabalho será discutido dia 7 de novembro, no Rio de Janeiro.
Com a série de seminários, Manuela d’Ávila espera que a comissão produza políticas públicas mais próximas da juventude, além de aproximar os jovens da temática dos direitos humanos.

Foram convidados para o seminário de Brasília:
- o secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Machado;
- a coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, Jurema Machado; e
- o coordenador-geral da Central Única de Favelas, Paulo Ávila.
O seminário será realizado a partir das 14 horas, no Plenário 9.

Durante o evento será lançada a comunidade virtual Juventude e Cultura", no portal E-democracia, da Câmara. A ferramenta vai permitir o debate do tema, e a apresentação de propostas legislativas e de políticas públicas de cultura para a juventude socialmente vulnerável. A comunidade ficará no ar até 11 de novembro.

Da Redação/ JMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...