sábado, 27 de agosto de 2011

Parceria garante capacitação para profissionais da Educação

Postado por Ação Ilhéus Imprimir E-mail
Escrito por JC   
alt
Fazer com que o universo dos personagens das obras de Jorge Amado volte a povoar as salas de aula. Essa é a principal proposta da linha educacional do projeto “Jorge Amado na Companhia das Letras”, criado pela editora Companhia das Letras, que escolheu Ilhéus para dar o pontapé inicial no projeto, que vai contemplar cidades como Salvador, São Paulo, assim como diversos outros municípios do Brasil. Para discutir as ações que farão parte do viés educacional do projeto, o diretor de projetos especiais da empresa, Jefferson Zanqui participou de reunião na sede da Fundação Cultural na manhã desta quinta-feira (25).Além da presença do presidente da entidade, Maurício Corso, o encontro contou com a presença da secretária municipal da Educação, Lidiney Campos; da diretora pedagógica do município, Sonaly Pimenta; e da diretora do Teatro Municipal de Ilhéus, Fabíola Mandarine.
 

O representante da Companhia das Letras, Jefferson Zanqui, explicou que a realização de um workshop de capacitação para os professores da rede municipal de ensino sobre a obra de Jorge Amado é o primeiro passo para a execução do projeto. “Trata-se de um treinamento específico sobre como fazer uso da literatura amadiana dentro das salas de aula, oportunizando suporte técnico para que os profissionais estejam devidamente capacitados a estimular a leitura entre seus alunos, conquistando novos leitores”.Com carga horária de quatro horas, a capacitação foi agendada para os dias 26 e 27 de outubro pela secretária de Educação, que assegurou a participação de cerca de 90 profissionais da rede municipal, entre diretores, professores e coordenadores. O workshop, segundo explicou Jefferson Zanqui, é formado por duas palestras: “Introdução ao universo de Jorge Amado” e a “Utilização da literatura de ficção em sala de aula”, assim como por leituras de trechos da obra de Jorge Amado e realização de atividades de linguagem adequadas ao contexto escolar. Para Maurício Corso, as ações de cunho educacional ajudam a reforçar a programação macro voltada a comemorar o centenário do autor. “Com o projeto 99+1, Ilhéus deu início aos festejos rumo aos cem anos, que está acompanhado de uma série de iniciativas, todas afinadas com o projeto da Companhia das Letras”.Ao reiterar a parceria com a Fundação Cultural na execução do projeto, Lidiney Campos falou a respeito de outras atividades que vão integrar as comemorações do ano do centenário de vida do escritor Jorge Amado. “Além da capacitação disponibilizada pela Cia. das Letras, cujo resultado fará parte do planejamento pedagógico de 2012, a secretaria de educação também está planejando a realização de um concurso literário, envolvendo todos os alunos da rede municipal, assim como um Desfile temático com as principais obras amadianas para o 7 de Setembro do próximo ano.Edições em quadrinhos e de bolso - Trabalhar a obra de Jorge Amado, por meio da difusão e promoção da leitura de suas obras é o principal objetivo do projeto Jorge Amado na Companhia de Letras. A iniciativa prevê também a revisão dos textos a partir dos originais do autor e o acréscimo de posfácios inéditos de escritores e intelectuais. A Cia. das Letras preparou ainda versões em quadrinhos de títulos como Jubiabá e edições de bolso para “Capitães de Areia” e “Mar Morto”, com previsão de lançamento para o próximo ano.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...