sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ILHEUS PRECISA DE AJUDA, PRECISA SAIR DESSA AGONIA

                               Será que é esse tipo de rua que queremos para os nossos irmãos que moram na periferia? Via de acesso a Vila Freitas na Avenida Esperança

 Vamos aproveitar o ano eleitoral que se aproxima e mostrarmos ao senhor Newton Lima (já que ele finge que não vê) e aos que se interessam pelo cargo de prefeito de Ilhéus, o que acontece atualmente com a nossa cidade. Digo "nossa" porque mesmo não sendo natural de Ilhéus, cresci nessa cidade e a amo de coração, porém nunca vi essa cidade (que é sem dúvida umas uma das mais lindas da Bahia) num estado tão deplorável. A cidade tem se degradado ao longo de alguns dias, e o pior: o caos está acumulado! Então nem adianta falarem que darão jeito em Ilhéus em um passe de mágicas, mas nós pagamos impostos e exigimos que o nosso dinheiro seja usado para a manutenção de nossa cidade.

 Para começar, como estudante que sou, quero falar da situação  em que os alunos da UESC vão assistir as aulas.... ônibus totalmente lotados e já saem do terminal urbano sem espaço para mais ninguém viajar sentado, os alunos são transportados como animais e como se já não bastasse, ficamos horas esperando a condução tanto para iremos, quanto para voltarmos da universidade. 

  E agora a situação vai piorar, pois estão sendo construídas as residências do projeto do governo Federal "Minha casa, Minha vida", onde muitas famílias terão que se descolarem no mesmo sentido e o Instituto De Educação IFBA (também Federal, claro) que iniciarão suas aulas, aumentando também a demanda de estudantes na BR 415. Alerto que o problema não é apenas no sentindo Salobrinho, esse problema se estende por toda a cidade, ônibus lotado, pontos de ônibus lotados, pessoas que moram em distritos ficaram horas esperando para chegarem em casa e os transtornos diários são inevitáveis. 





 Os bancos da Praça J.J Seabra, se encontram nessas condições, com fezes de passarinho, sem que o responsável  pelo parques e jardins da nossa cidade tome nenhuma providencia.

Será que "nosso" prefeito anda de busão????


Os buracos da cidade são uma pouca vergonha, me lembro que ha poucos meses existiam uma familia de buracos em frente ao SAC, próximo á praça Cairú, eles incomodavam a qualquer pessoa que dirigisse por alí, mas logo foram tapados, por que será que deram jeito nisso tão rápido?  é simples: porque o "nosso" prefeito, os seus secretários e toda a corja  transitam por alí, em seus carros novos e importados diariamente. O fato de as autoridades de Ilhéus estarem cotidianamente passando pelo centro da cidade (principalmente o senhor secretário de serviços urbanos) fez com que o problema fosse logo resolvido porque eles não queriam ter seus lindos automóveis estragados ou quebrados. Em contrapartida, os demais bairros sofrem com o esquecimento da prefeitura de Ilhéus, se chove tem muita lama e faz sol muita poeira...

Essa loja aí em baixo deveria se chamar Samu "OFF ROAD" que significa "FORA DE ESTRADA"

Princesa Isabel




Av Itabuna

Os bairros nobres não são mais tão nobres assim: PONTAL

Até o ônibus quebrou ao passar pela cratera em Olivença.

A violência em Ilhéus está descontrolada, recentemente fui assaltada aqui na Cidade Nova por dois marginais, coagida e agredida levaram apenas meu celular (graças a Deus), vocês já perceberam que nessas horas a policia nunca aparece? O que aconteceu é corriqueiro na Praça do cacau, simplesmente porque os delinquentes já adotaram aquela praça como ponto de assalto e decorrentemente pessoas (principalmente mulheres) são assaltadas alí. Já minha mãe foi assaltada na Av. Itabuna e nada foi feito. Conclusão, os cidadãos de Ilhéus estão virando vítimas de um carcere induzido, por medo de transitarem pela sua própria cidade. É UMA VERGONHA! O que a segurança pública tem feito quanto a isso? NADA! A central de abastecimento localizada no bairro Malhado é imunda, tem um esgoto a céu aberto que não sei porque ainda não foi isolado depois de tantos anos, as pessoas são assaltadas a qualquer hora e os usuários de drogas são capazes de assaltar, bater ou matar para conseguirem algo de valor que possam trocar por drogas. Eu não consigo entender porque não tem um policiamento de verdade naquele lugar, os que poucos que alí deveriam estar de plantão fingem que trabalham. 

No terminal de ônibus encontra-se em estado de calamidade aquela que foi a 2ª fabrica de chocolate da América Latina, iam demolir mas não concluíram o trabalho, conclusão: lixo, doenças, usuários de drogas, prostituição e uma poluição visual inenarrável. Ninguém pode acreditar que bem próximo daquele lugar funciona a delegacia de policia de Ilhéus, já que é um dos lugares mais perigosos da cidade atualmente e nunca se ver nem se quem um policial fazendo ronda a noite. Gente!!!! Não importa que a 2ª fábrica de chocolate da America Latina se encontra ou melhor se encontrava ali, isso já passou! Temos que derrubar aquele lixo e fazer alguma coisa útil pra nossa cidade, estacionamentos por exemplo, pois não tem mais espaço para colocar tanto carro em Ilhéus.

E por falar nisso temos que regularizar esses flanelinhas, que estão explorando os cidadãos e tá todo mundo fingindo que não ta vendo. Eu já vu um deles esculhambando uma uma mulher que não tinha um dinheiro trocado pra lhe dar, chamou a  mulher de cachorra e quase bateu nela. Tem que se tomar uma providência! 


Central de abastecimento Ilhéus


Para Ilhéus que vive de passado: a 2ª fabrica de chocolate da América Latina (aos pedaços,COISÃO!!!)


O transito de Ilhéus está casa dia mais intenso, não vou falar da possibilidade de uma 2ª ponte porque sei que seria em vão, mas deveria não ser, já que a região tem autonomia para abrigar o complexo intermodal Porto Sul, uma 2ª ponte que ligasse o Cetro de ilhéus ao Pontal poderia ser algo facilmente atingível. Mas não me atendo a isso, não entendo como o porque que inventaram de mudar o percusso dos ônibus que vão para a zona sul, não tinha porque fazer com que os veículos subissem aquela ponte da Princesa Isabel em direção ao Pontal. Já tive o azar de ver 3 acidentes nessa ladeira, onde inclusive em um deles um senhor idoso acabou tendo a perna amputada por um ônibus que subia, já em outro um trator que que ia pra a zona sul perdeu o controle (já que na ladeira não deveria transitar veículos tão pesados) e desceu a ladeira de ré, onde destruiu um estabelecimento que fica no "pé" da ladeira. Se tivesse alguém atras, com certeza morreria. Então não ví até hoje o motivo de mudarem o trajeto dessas veículos, é imprudente e perigoso.



  Bom, sei que não citei se quer metade dos problemas ou do caos que afligem a Ilhéus, mas espero que você pense bem antes de apertar o "confirma" na urna nas próximas eleições. Eu nunca ví na história dessa cidade (mesmo com todos os prefeitos péssimos que ela já teve) uma situação tão triste, dá vergonha.... Não é atoa que a Gaga de Ilhéus ficou famosa falado dos problemas da cidade.

Ilhéus precisa parar dessa história de de viver de passado: "terra da Gabriela", terra do cacau", "2ª fabrica da América Latina", blá blá blá.... Vamos tentar mudar o nosso presente pra ver se ainda tem jeito pra o futuro.


Carta encaminhada ao editor desse Blog por Aline Barretto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...