segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Politicus Ilheensis

Blog Agravo Ilheense PDF Imprimir E-mail
Escrito por Vladimir Hughes   
Está cada vez mais difícil entender os políticos ilheenses. Tem um que chega na rádio e fala que ama todos... que estejam na base. Apesar de frequentar um grupo de discussão com partidos que não frequentam a tal base governista, agora ele deu o ultimato: Não vai mais participar de reunião com partidos que não sejam da base. Ora para mim está claro. Ele quer ficar na corda bamba, iludindo e fingindo que não quer um certo prefeito Newton Boneca na sua campanha, mas quer a estrutura da máquina para fazer uma chupeta no Kadet.

O mais interessante é que o dito candidato disse que participou de tantas legendas políticas que hoje ele não sabe onde está, dizem que o tal chá do Santo Daime. Sonha com o PT porque lutou pelo Governador; sonha com o PSB porque diz que era amigo de uma senadora. Todos estes sonhos esbarram na realidade – o PT terá candidato, e afirmou que o atual pré-candidato do PT é insensível. Que somente ele tem o amor necessário. Ora, antes a amizade, agora, a insensibilidade. Logo o candidato do PT que fez uma reunião numa churrascaria e tudo para o Ursinho amoroso/espinhoso voltar ao PT. Vai entender a despirocação.

O outro candidato também sofre de delírios. Não vou dizer que ele não seja inteligente. Todo sociopata o é. Vem fazendo discursos duros contra o governo Newton Lima. O grande problema é que este governo que tem como principal subscritor – o PT, tendo as principais pastas: Saúde, Educação e Planejamento. Agora ele vem sonhando com os ratos que vão abandonar o barco. Como é que um povo que ele diz inteligente vai entender esse tipo de composição? Como um povo dito capaz vai entender que seu ou sua vice, pertencentes aos partidos da base que ajudaram a deixar cidade do jeito que está? Será que a resposta do povo não será compatível com a de Salvador para os traíras?

O que todo mundo quer é a chupeta da máquina, onde o principal comandante o prefeito Newton Buneca, terá que ficar disposto em passar dinheiro para campanhas de dois ou três, e assim manter os piores quadros administrativos do seu desgoverno para o próximo. Aí vai ser Pai Cidão, o Comandante em Armas e Lixo, Casas Bahia e Ali Babá e os quarenta ladrões. É isso que esta gente quer... perpetuar-se no poder, comendo a farinha pouca, e deixando para os pobres e miseráveis o esgoto a céu aberto e filé de gato/cachorro.

Por isso, meus amigos, cuidado com os discursos de revolução ou de volta para o passado. Um fica arriscado a se transformar em um ditador obnubilado e outro de tentar violentar a própria mãe. É pra frente que se anda. Quem se vincular a este desgoverno com seus subscritores que não passam de pessoas oportunistas, pois seus partidos não irão investir nas campanhas. Por fim, quem viver verá...O delírio se transformar em ódio. O oportunismo em solidão, pois quem muito escolhe fica sozinho. E Newton Lima liberando seus generais para ficar com quem quiser. Nesta onda toda é melhor vir logo à hecatombe e varrer Ilhéus do mapa.

Vladimir Mendes Hughes
Economista e colunista do Blog Agravo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...