quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Conheça o 5º GBM, parceiro do Programa O MP e os Objetivos do Milênio em Ilhéus

ANIVERSÁRIO DE 14 ANOS DO 5º GRUPAMENTO DE BOMBEIRO MILITAR/ILHÉUS

 O 5º Grupamento de Bombeiro Militar realizará solenidade de comemoração pela passagem do aniversário de 14 anos de criação, no dia 19 de agosto de 2011, sexta-feira, às 08:30h, em sua sede, localizada na Rua Vereador Amilton de Castro, antiga Rua da Linha— Barra do Itaípe.

Em 1996 foi iniciado o processo de expansão do Corpo de Bombeiros no Estado da Bahia, que até então só existia na Capital e na Cidade de Feira de Santana (2º Grupamento de Bombeiro), sendo Comandante Geral da PMBA,o Cel PM Antonio José de Souza Filho e o Comandante do Corpo de Bombeiros, o Cel PM Raimundo Ramos de Souza. Para tanto, foram selecionados policiais militares voluntários nas unidades do 2º BPM/Ilhéus, 9º BPM/Vitória da Conquista e 15º BPM/Itabuna, formando um efetivo de 60 (sessenta) Praças e um Tenente para cada cidade, os quais foram capacitados a desempenharem as atividades de bombeiro, após serem submetidos ao Curso de Especialização em Bombeiros Militares, no período de 25 de março a 21 dejunho  de  1996.Foram criados nestes municípios Subgrupamentos, subordinados ao 2º Grupamento de Bombeiros/Feira de Santana.

Na cidade de Ilhéus, o Subgrupamento de Bombeiros, comandado pelo então 2º Ten PM Admilson Cerqueira Reis, com um efetivo de sessenta praças e uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT), instalou-se provisoriamente nas dependências da Seção Contra Incêndio do Aeroporto de Ilhéus.

Em 26 de agosto de 1997, foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia o Decreto nº 6.674 com data retroativa a 19 de agosto de 1997, criando o 5º Grupamento de Bombeiro Militar com autonomia administrativa.
O primeiro comandante foi o então Tenente Coronel PM Péricles de Oliveira, de 20/08/1997 a 12/05/1999. O segundo foi o Tenente Coronel BM Valmir S.Santos, de 12/05/1999 a 20/04/2010.

Atualmente, o 5º Grupamento é composto por 116 bombeiros, comandados pelo TEN CEL BM MARIVALDO ELIAS DE SÁ.
A área territorial de responsabilidade do 5º GBM compreende os municípios de Ilhéus, Canavieiras, Una, Itacaré, Maraú, Camamu, Ituberá, Aurelino Leal, Ubaitaba, Igrapiúna, Uruçuca e tem como missão a execução de atividades Educativas e Operacionais de Defesa Civil, de PREVENÇÃO e o Combate a Incêndios, situações de Acidentes e Pânico, assim como ações de Busca e Salvamento de Pessoas e Bens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...