segunda-feira, 3 de maio de 2010

Bahia Pesca Entrega Alevinos aos Pequenos Agricultores



Sexta-feira dia 30/04, o Presidente da Bahia Pesca Isaac Albagli, em convênio com a Colônia de Pesca Z 34, Zé Neguinho e representando a Prefeitura Municipal de Ilhéus, o Secretário da Agricultura Pesca e Interior, Jerdson Ribeiro, foi entregue o primeiro lote de 200 mil alevinos, de tambaqui e tilápia, a Associação dos Pequenos Agricultores e assentantamentos rurais.
Isaac Albagli destacou que esta foi à primeira etapa de alevinos entregue no município de Ilhéus, duas outras etapas estão prevista para ser entregues no mês de maio e junho, somando um total de 600 mil alevinos entregues em três etapas, até o final do ano esta previsto a entrega de 1 milhão de alevinos aos pequenos agricultores e Associações de Assentamentos rurais.
Zé Neguinho, presidente da Colônia Z 34, destacou a importância do Consórcio dos pequenos agricultores e assentamentos rurais e Associações, que a criação de peixe em regime de cativeiro em tanques, lagoas de águas doces, trouxe grandes benefícios para melhorar a qualidade de vida dos pescadores, familiares e da população em geral que será beneficiada pela Bahia Pesca.
O Secretário de Agricultura Pesca e Interior de Ilhéus, também salientou a importância do projeto firmado com a prefeitura, beneficiando os pequenos agricultores, que a partir de hoje vão ter uma melhor condição de vida e poder contar com mais uma fonte de renda complementar em suas propriedades, destacou também que a Bahia Pesca, vai ser uma grande parceira da PMI, levando melhorias de vida à população e os consumidores de pescado podendo dentro de pouco tempo apreciar o filé de tilápia e tambaqui, criados na região e servido a população um peixe de grande aceitação no mercado.
O acompanhamento técnico será acompanhado pelo Dr. Adriano Príncipe, desde o inicio da criação até o final da produção e comercialização. Segundo Dr. Adriano o manejo da piscicultura iniciado agora e fácil, os tambaquis alimentam de ração, frutas, flores silvestres, já as tilápias preferem alimentação de vegetal criados no fundo dos tanques e lagoas, são peixes que preferem ficar no fundo da lagoa e tanques e dali tirar sua alimentação.As tilápias aos 6 a 7 meses atinge um peso de aproximadamente 750 gramas, com mais alguns meses pode atingir um peso superior a 1 kg.Já os tambaquis atinge um peso de 2,30 em um ano.
Isaac Albagli destacou que as obras do Terminal Pesqueiro, já foram licitadas, que começa a fase de construção dentro de poucos dias. Quando estiver pronto o Terminal Pesqueiro, os peixes pescados em mar aberto e criadouros de água doce, serão destinados ao Terminal Pesqueiro, onde serão beneficiados e colocados a venda no mercado pelo preço justo, gerando mais renda ao pescador.
A Bahia Pesca, já solicitou financiamento para compra de quatro patrulhas mecânicas, junto a BNDS, para adquirir retro-escavadeira, patrolas, “motoniveladora”, para abertura de tanques e conservação da malha rodoviária.
O produtor rural, interessado em fazer parte das Associações dos Pequenos Agricultores, que ainda não cadastraram pode fazer o cadastro na Ceplac ou na Prefeitura, com o funcionário Meirinho.
Fotos simbólicas da entrega dos alevinos as presidentes Marisa e Luciene, assentamento Santaninha e Associação Santo Antonio.
---
M.R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...