domingo, 30 de maio de 2010

Sudic recebe projeto para viabilizar Central de Abastecimento de Itacaré


O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio encaminhou à Superintendência e Desenvolvimento Industrial e Comercial da Bahia (Sudic) projeto para Central de Abastecimento de Itacaré. O diretor presidente da Sudic, Newton Cruz, recebeu o documento na sede do órgão em Salvador. O prefeito foi acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Milton Ramos, e pelo assessor especial da Petrobras, Rosemberg Pinto.

O projeto da Central de Abastecimento ganha importância na medida em que Itacaré a cada dia se consolida no cenário turístico internacional e pelo número de pessoas que hoje trabalham na Feira Livre do município, que hoje soma mais de mil. Na opinião de Rosemberg Pinto, Itacaré é o terceiro destino turístico do estado, o que aumenta a necessidade de um espaço em condições da importância do município.
De acordo com o diretor presidente da Sudic, Nilton Cardoso da Cruz, uma central de abastecimento supre tanto as necessidades de localização e de concentração de um número adequado de comerciantes, como também soluciona a questão da higiene dos alimentos. “A Sudic não visa apenas os megainvestimentos, em grandes parques industriais. Também nos preocupa contribuir para que as atividades comerciais cresçam e gerem maior desenvolvimento econômico”.

Justificativa

Apesar de o turismo ser apontado como a principal atividade econômica do município, cerca de 40% da população de Itacaré está concentrada na zona rural. A agricultura – sobretudo a familiar – e a pesca artesanal respondem como as principais fontes de renda dos moradores do campo. Das comunidades rurais do município, 10 são classificadas como remanescentes de quilombos.
Há décadas, os pequenos agricultores e pescadores de Itacaré utilizam um campo de futebol de várzea como feira livre, durante os finais de semana. Atualmente, há cerca de 30 barracas improvisadas, sem infraestrutura disponível ou condições sanitárias adequadas. Não há pontos de água ou energia elétrica, cobertura ou balcões refrigerados. Além dos comerciantes fixos, há vendedores ambulantes que utilizam lonas e carros de mão para exporem suas produções.

Em virtude das condições precárias da feira livre de Itacaré, muitos produtos acabam sendo perdidos em decorrência das más condições de armazenagem e manipulação. Os consumidores também não desfrutam de área coberta ou sanitários, além de colocarem a saúde em risco devido às condições insalubres do ambiente. Diante deste cenário deficiente, muitos visitantes e até mesmo uma parcela da população deixam de comprar na feira livre da cidade.

Ascom Itacaré
73-8132-9710
73-8131-0171

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...