terça-feira, 18 de maio de 2010

Educação aprova abertura de escolas nos fins de semana

Agencia da camara de noticias
Saulo Cruz
Brizola Neto retirou a obrigação de fornecimento de merenda, por falta de fontes de financiamento.

A Comissão de Educação e Cultura aprovou na quarta-feira (12) incentivo à abertura das escolas públicas nos finais de semana, feriados e recessos letivos, para a oferta de atividades culturais, esportivas e de reforço escolar à comunidade.

O texto aprovado foi o substitutivo do relator, deputado Brizola Neto (PDT-RJ), ao Projeto de Lei3917/08, do Senado. O deputado retirou, no entanto, a obrigatoriedade - prevista no projeto original - de os colégios fornecerem alimentação aos estudantes durante esse período extra de utilização das escolas.

O parlamentar lembrou que não há consenso sobre a existência de fontes de financiamento para a merenda escolar fora dos dias letivos. A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9.394/96).

Compromisso
Brizola Neto ressaltou os benefícios que a abertura das escolas nos finais de semana traz à sociedade. De acordo com ele, experiências anteriores mostram que houve aumento da frequência e diminuição nos casos de indisciplina, vandalismo e uso de drogas entre os alunos.

"Além disso, o Poder Público passa a ter um compromisso maior com as instituições educacionais, a partir do momento em que passam a envolver toda a comunidade", argumenta.

Tramitação
A proposta tem prioridade e ainda será analisada, de forma conclusiva, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Marcelo Oliveira
Edição - Newton Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...