domingo, 2 de maio de 2010

Ranking das torcidas: Flamengo segue no topo

Flamengo e Corinthians continuam sendo os clubes que lideram a preferência nos corações dos torcedores por todo o Brasil. Uma nova pesquisa realizada pelo Datafolha mostra estabilidade no ranking. O Rubro-Negro tem a preferência de 17% dos brasileiros com idade a partir dos 16 anos, enquanto o Timão é o preferido de 12%. Em terceiro vem o São Paulo, com 8%. Em relação à pesquisa anterior sobre o tema, realizada em agosto, os percentuais obtidos por esses três times permaneceram idênticos. Um detalhe importante: a pesquisa foi feita com os clubes que disputam as Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro.

Os dados foram coletados entre os dias 26 e 29 de novembro. Foram ouvidos 11.786 brasileiros em 390 municípios do país. A margem de erro máxima, para os resultados que se referem ao total de entrevistados, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O percentual dos torcedores do Palmeiras diminuiu de 8% para 6%. No entanto, a variação negativa está dentro da margem de erro. O número de vascaínos chegou aos 6%. No levantamento anterior, era de 5%. O curioso é que, entre todos os entrevistados, 26% dizem não torcer por clube algum.


No Rio, Fla bate os rivais juntos


Agência
O Globo
Torcidas de Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo. Rubro-negros superam rivais

No Estado do Rio de Janeiro, a torcida do Flamengo mostra ainda mais força. O clube é o primeiro colocado, com quase três vezes o percentual obtido pelo segundo, e também supera os rivais juntos. São 46% que declaram ser torcedores do Rubro-Negro, contra 16% que torcem para o Vasco. Botafogo e Fluminense atingem 9% cada.

Na capital, o resultado é parecido: Flamengo é o time preferido de 43%, afirmam torcer para o Vasco 18%, citam o Fluminense como time do coração 11% e declaram-se botafoguenses 9%.

Fiel segue com o Timão

O Corinthians continua sendo o time com maior torcida em São Paulo, tanto no estado quanto na capital. Analisando os dados da pesquisa atual com os de levantamento realizado em março, observa-se que entre os moradores do Estado de São Paulo o percentual dos que declaram o Corinthians como time de preferência oscilou dois pontos para baixo, de 31% para 29%, enquanto a taxa dos que torcem para o São Paulo oscilou dois pontos para cima (de 19% para 21%). Assim, o tricolor paulista obtém a maior taxa desde 2000. Palmeiras e Santos também oscilaram positivamente: o time alviverde variou de 12% para 13%, e a equipe do litoral passou de 6% para 7% das preferências.

Entre os que moram na capital paulista, a oscilação no percentual de torcedores do Corinthians, nesse caso em relação a levantamento realizado em agosto, foi de um ponto para baixo (de 31% para 30%), e a taxa dos que declaram torcer para o São Paulo se manteve idêntica à registrada anteriormente (21%). Oscilaram um ponto para baixo Palmeiras (de 14% para 13%) e Santos (de 6% para 5%).

Em Minas e no Sul, equilíbrio

Em Minas Gerais, o Cruzeiro é o primeiro colocado no estado, mas empata com o Atlético na capital. Quando se leva em consideração o total de entrevistados em Minas, a equipe celeste atinge 29% das preferências, nove pontos a mais do que o percentual obtido por seu maior rival, que fica com 20%. Em Belo Horizonte, a diferença se situa dentro da margem de erro da pesquisa para a cidade, que é de cinco pontos, para mais ou para menos: Cruzeiro tem 38% e o Atlético fica com 34%.

Algo parecido acontece entre os gaúchos. No Estado do Rio Grande do Sul o Grêmio é líder isolado, com 48%; o Internacional conta com 36% das preferências. Em Porto Alegre, o tricolor gaúcho atinge 48%, apenas cinco pontos percentuais a mais do que o rival colorado, que obtém 43%, e ocorre um empate, em razão da margem de erro, de exatamente cinco pontos, para mais ou para menos.

Na Bahia, também dá Flamengo

O Bahia é o líder isolado entre os moradores de Salvador, com 40% das preferências, 18 pontos à frente do Vitória, que atinge 22%. Porém, no estado como um todo, o Bahia fica com 16%, perdendo a preferência para o Flamengo, que chega a 21%. O Vitória é o time declarado de 8% dos baianos.

O rugido do Leão tem força

O Sport lidera entre os moradores de Pernambuco, com 21%, e no Recife, com 34% das preferências. No estado como um todo, vêm a seguir, entre outros, Corinthians (8%), Santa Cruz, Flamengo (7%, cada), São Paulo, Palmeiras (5%, cada) e Náutico (4%). Na capital pernambucana, o Santa Cruz atinge 15%, e o Náutico fica com 11%, enquanto Palmeiras obtém 3% e Flamengo, Corinthians e São Paulo ficam com 2%, cada.

'Intrusos' se destacam no Paraná
No Paraná, os paulistas chamam a atenção: entre os que moram no estado, 15% declaram torcer para o Corinthians e 10%, para o Palmeiras. O Atlético fica com 7%, percentual idêntico ao obtido pelo São Paulo, o Coritiba com 6%, mesmo percentual registrado pelo Flamengo e pelo Santos, e o Paraná conta com 3% das preferências, a exemplo do que ocorre com o Grêmio. Já entre os que moram em Curitiba, Atlético atinge 22%, Coritiba fica com 17% e Paraná, com 10%.


Confira a lista dos mais queridos do Brasil

CLUBE %
Flamengo 17
Corinthians 12
São Paulo 8
Palmeiras 6
Vasco 6
Grêmio 4
Cruzeiro 3
Internacional 3
Santos 2
Atlético-MG 2
Botafogo 2
Fluminense 1
Bahia 1
Vitória 1
Sport 1
Santa Cruz 0
Ceará 0

0 (zero) = não atingiu 1%

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...