sexta-feira, 21 de maio de 2010

Uruçuca sedia programa de prevenção ao colo do útero


Serão realizados exames gratuitos, conhecido popularmente como papanicolau em 200 mulheres do meio rural no domingo 23

Uruçuca é o primeiro município da Bahia a sediar o Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero da Mulher Rural, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Confederação Nacional da Agricultura . No domingo (23), a partir das oito horas da manhã, no Colégio Estadual Carneiro Ribeiro, uma equipe de profissionais realizará o exame Papanicolau para prevenção do colo do útero em 200 mulheres do meio rural de Uruçuca. Elas foram cadastradas pelo Sindicato dos Produtores Rurais parceiro do programa e Prefeitura de Uruçuca.

No evento serão realizadas palestras com psicólogas e nutricionistas. Também haverá espaço de beleza e Rua de Lazer desenvolvida por uma equipe de profissionais parceiros que cuidarão dos filhos das beneficiadas durante todo o dia. O evento contará com a presença de Mário Sabino, Superintendente do Senar. A vereadora Magnólia Barreto articuladora do programa diz que o Senar escolheu Uruçuca pelo grande contingente populacional de mulheres da zona rural do município baiano.

Os principais fatores de risco identificados para o colo do útero estão associados às baixas condições sócio-econômicas, a multiplicidade de parceiros sexuais e ao início da vida sexual de maneira precoce, a higiene íntima inadequada, ao tabagismo relacionado à quantidade de cigarros fumados, ao uso prolongado de contraceptivos orais e a higiene íntima inadequada. Estudos recentes mostram que o vírus do papiloma humano (HPV) tem papel importante no desenvolvimento da neoplasia das células cervicais e na sua transformação em células cancerosas. Este vírus está presente em mais de 90% dos casos de câncer do colo do útero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...