terça-feira, 25 de maio de 2010

Uruçuca tem um dia inteiro dedicado à saúde da mulher rural





Uma ação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e Secretaria da Saúde da Prefeitura de Uruçuca, garantiu um dia inteiro dedicado à saúde das mulheres do campo de Uruçuca. No evento Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero da Mulher Rural, "Útero é Vida" foram realizados 215 exames do colo do útero, conhecido popularmente como Papanicolau. Uruçuca é a primeira cidade baiana a sediar a iniciativa que conta com o apoio da Federação da Agricultura da Bahia (Faeb). A atividade foi realizada no Colégio Estadual Carneiro Ribeiro durante todo o domingo (23). O projeto foi articulado pela vereadora Magnólia Barreto.

No local foram instalados espaço de beleza, espaço infantil para atendimento dos filhos das mulheres, local para aferição da pressão arterial, vacinação, palestras e atividades culturais. "Estou me sentindo uma artista, está sendo o melhor projeto de saúde já realizado no município pra nossa gente. Cuidar da saúde e da beleza é muito mais difícil para nós que vivemos no meio rural", afirmou a bem humorada agricultora Ediene Silva Nunes mãe de nove filhos moradora da Fazenda Barrocão, que realizou tratamento de beleza.

Ivanir Souza Santos da Fazenda Santo Antônio disse que a ação proporcionou um dia diferente "Em primeiro lugar temos que cuidar da saúde". Outra moradora Ana Rita de Souza da mesma salientou a importância da ação cuidar da saúde. O superintendente do Senar Mário disse que vai repetir a experiência em outros municípios. "Nosso objetivo é fazer a promoção social das mulheres dos agricultores e trabalhadores do campo", disse ele. "Nós tivemos todo o apoio do prefeito Moacyr Leite para realizar este evento pioneiro em Uruçuca".

A médica Márcia Almeida disse que foi o primeiro que participa para o meio rural. "Realizar o exame tem uma grande importância, pois detectado no início tem uma possibilidade imensa possibilidade de cura", disse ela. Participaram da atividade 315 crianças. Além da Rua de lazer eles aprenderam a fazer escovação de dentes, aprenderam a usar tinta guache, e participaram de atividades de teatro de fantoches, hinos evangélicos e peça teatral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...