quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Antônio de Anízio reúne equipe para avaliar primeiro ano de gestão

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, reuniu sua equipe a fim de fazer um balanço das ações realizadas no primeiro ano da gestão municipal. O encontro aconteceu no último sábado (06), no Colégio Estadual Aurelino Leal, com a participação de secretários, diretores, assessores, coordenadores, além do vice-prefeito Rosival Bispo. “Foi uma oportunidade para avaliarmos a administração, apontar os avanços obtidos e também o que precisa ser melhorado”, afirmou Antônio de Anízio.

Entre as principais realizações do primeiro ano da administração está a regularização das pendências financeiras de Itacaré, tirando o município da lista de inadimplentes do Cadastro Único de Convênio (CAUC) e Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI). “O maior débito deixado pela antiga gestão foi com a Previdência Social, na ordem de R$ 12 milhões. Limpando o nome de Itacaré, poderemos firmar convênios e receber mais recursos dos governos estadual e federal”, informou o prefeito.

O ordenamento da coleta de lixo foi lembrado como a primeira ação do governo municipal em 2009. Outros avanços obtidos no mesmo ano foram a regularização dos salva-vidas, o aumento de 1.500 alunos na rede municipal de ensino e a implantação de creches nos bairros Santo Antônio e Passagem, que permitiram a matrícula de mais de 500 crianças com menos de seis anos.

A realização de licitações com transparência foi citada como uma das ações que permitiu a geração de economia para os cofres de Itacaré, que pode efetuar compras de produtos a preços mais baixos. Segundo o prefeito Antônio de Anízio, a meta agora é estabelecer um calendário fixo para o pagamento dos fornecedores, cujas dívidas deixadas pela antiga gestão já foram liquidadas.

As implantações da Secretaria Municipal de Turismo e da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente foram apontadas como avanços para Itacaré. A primeira permitiu o diálogo com os empresários locais e reforçou a divulgação da cidade em eventos nacionais e internacionais. A segunda estreitou a relação com os pequenos produtores, pescadores e marisqueiras, conseguindo convênios e cursos de formação e aperfeiçoamento.

Uma das iniciativas elogiadas pela equipe da Prefeitura de Itacaré foi a implantação da Escola de Gestão e Cidadania, que iniciou uma série de capacitações sobre gestão municipal. Outro empreendimento que permitiu o aperfeiçoamento dos servidores foi o workshop “Pensando Itacaré”. “As duas atividades foram muito construtivas. Esperamos que dêem continuidade com a abordagem de novos temas”, disse a supervisora de receptivo, Michele Franco.

A retomada das obras do esgotamento sanitário da Embasa, que estavam paradas há anos, foi o resultado o bom relacionamento entre a Prefeitura e o governo estadual. De acordo com Antônio de Anízio, no início de 2009, o pedido foi apresentado ao governador Jaques Wagner, que atendeu a solicitação em poucos meses. “Nossa intenção é que o saneamento básico seja levado a 100% da área urbana de Itacaré. Estamos negociando com o estado para que isso seja realizado”, complementou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...