domingo, 7 de fevereiro de 2010

Jogada no Hospital Geral não deu certo por pouco, garante fonte do PT estadual

Do Bahia Online
Mário Alexandre

Crédito: JBO

Apesar do vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, do PSDB, negar que tenha reivindicado de Jaques Wagner a direção do Hospital Geral Luiz Vianna Filho para apoiar a reeleição do governador abrindo mão de fazer campanha para o candidato do seu partido, Paulo Souto, um influente dirigente do PT na Bahia garantiu hoje ao Jornal Bahia Online que "foi por pouco que o acordo não terminou concretizado".

Uma inesperada reviravolta - e até uma opção do partido em manter Gil Leal na função do hospital - teria melado o jogo. "Com a permanência de Gil ficou difícil iniciar a operação", garante a fonte. O acordo que garantiria o rompimento com o ex-governador Paulo Souto e o anúncio de apoio à reeleição de Jaques Wagner também selava uma aliança do médico e vice-prefeito com o secretário Ruy Costa, candidato a deputado federal. Em Ilhéus, ele faria dobradinha com Ângela Sousa, que se apresenta como da base aliada do governador.

Por este motivo, ate mesmo o PT de Ilhéus terminou surpreendido com a notícia divulgada com exclusividade pelo Jornal Bahia Online e repercutida em diversos sites e blogs da região. A maior parte condenou a operação feita, sem alarde, na capital. O vereador Paulo Carqueija chegou a dizer que ele e o partido não aceitarão que o Hospital Geral funcione como "moeda de troca".

Tudo por que a "ocupação" começaria a partir da saída do diretor financeiro do hospital, Gil Leal, que teria sido convidado a assumir o mesmo posto na secretaria municipal de Saúde. Gil é militante do PT em Ilhéus e com a vaga em aberto, ela passaria a ser ocupada por uma pessoa de confiança da deputada Ângela Sousa, mãe de Mário Alexandre, que já tem o comando da 6ª. Dires.

Depois, os demais dirigentes do PT e PCdoB, seriam paulatinamente substituídos. Seria uma espécie de "toma lá, dá cá". O PT teria novos cargos no governo em que Mário Alexandre é vice-prefeito e ele passaria a ter mais força no comando do Hospital Geral, um antigo sonho do médico que ele não esconde de ninguém.

As primeiras notícias a respeito da possível mudança de candidato por parte de Mário Alexandre foram dadas pelo blog do Gusmão, no final da semana passada. Mário Alexandre não desmentiu. Em seguida, o JBO complementou a informação expondo o interesse dele pelo hospital. Aí Mário passou a ligar para os dirigentes da instituição tentando acalmá-los e afirmando que a notícia não tinha nenhum fundamento.

"Imagina se ele faria uma troca de candidato só por que passou a gostar do governador Wagner! Claro que ele queria. Ainda quer. Mas sente que não dá muito para, neste momento, avançar, por que há uma certa resistência do secretário Jorge Solla em promover mudanças onde as coisas dão claros sinais de melhora", afirma o petista baiano.

Funcionários do Hospital Geral garantiram ao JBO que, meses atrás, o próprio vice-prefeito teria ido, com alguns amigos, até o hospital, "tomar conhecimento das condições administrativas da unidade", quando surgiram boatos sobre a mudança no comando da instituição. "É o sonho dele assumir este cargo", garante um colega de Alexandre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...