segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Itacaré inicia formatação do novo Plano Básico de Limpeza urbana




Itacaré iniciou a elaboração do novo Plano Básico de Limpeza Urbana (PBLU) do município, que determinará a nova sistematização da coleta e disposição final do lixo. A primeira reunião foi realizada nessa segunda-feira (22), no hotel Villa Ecoporan, com a participação de representantes do governo municipal e sociedade civil organizada. “Nosso município precisa de uma solução ecologicamente correta, benéfica para o meio ambiente e também para a comunidade”, disse o prefeito Antônio de Anízio.

Para auxiliar no início do processo de formatação do PBLU, foi convidado o professor de engenharia química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) de Salvador, Lin Kan. Segundo ele, o primeiro Plano Básico de Limpeza Urbana de Itacaré foi escrito em 1998, quando a cidade vivia um contexto muito diferente do atual. De acordo com ele, a reunião inaugural serviu para apresentar as metas, o conteúdo e o cronograma para revisão do documento, que precisa se adaptar ao novo perfil do município e tenha validade de uma década.

O conceito básico do novo Plano Básico de Limpeza Urbana de Itacaré segue as diretrizes apontadas pela Lei de Saneamento Básico, Agenda 21 e os princípios de sustentabilidade ambiental. A confecção do novo projeto tem como objetivos o levantamento de mapas do município para que estudo para implantação de um aterro sanitário simplificado; levantamento e promoção da melhoria dos serviços de limpeza; triagem e compostagem, além das ações de educação ambiental.

O PBLU de Itacaré deverá ser construído até o maio deste ano, através de reuniões quinzenais entre o poder público e a sociedade civil organizada. Ao final dos encontros, as propostas elaboradas deverão ser apresentadas para avaliação da Câmara de Vereadores. Sendo aprovado pelo Legislativo Municipal, o Plano segue para a etapa de execução. “Estamos empenhados para que, a participação da comunidade, seja possível estabelecer um projeto viável, que atenda às reais necessidades do município”, afirmou o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Baracho.

Além dos aspectos ambientais, a Prefeitura de Itacaré espera que o Plano Básico de Limpeza Urbana contemple também os homens e mulheres que, atualmente, trabalham no lixão. As famílias já foram cadastradas e deverão ser incluídas em cursos de capacitação para que possam se organizar como uma cooperativa de catadores. Para isso, o governo municipal buscará apoio da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...