domingo, 7 de fevereiro de 2010

O Bairro Hernani Sá foi escolhido para a implantação do Projeto piloto para implantação da coleta seletiva em Ilhéus

Grupo vai acompanhar o projeto

Crédito: Ascom

Dando continuidade à execução da pesquisa de campo que integra o projeto piloto para implantação da coleta seletiva em Ilhéus, técnicos da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e da Fundação Escola Politécnica realizaram na manhã da ultima sexta-feira (05) no salão nobre do Palácio Paranaguá foi feita reunião para assinatura da missão de acompanhamento do projeto. No documento, assinado por todos os membros que compõem o grupo de trabalho, consta todas as ações que foram ou estão sendo colocadas em prática. Entre elas estão os trabalhos de recuperação do Aterro Sanitário de Itariri e ações de reinserção social envolvendo os catadores e suas famílias.


A equipe também realizou visita de supervisão ao aterro sanitário, onde engenheiros da Conder participam do projeto de construção dos galpões onde será realizada a separação dos resíduos sólidos. De acordo com a equipe técnica as obras seguem dentro dos prazos previstos. Pela tarde, também ficou agendado o acompanhamento dos trabalhos de caracterização dos resíduos. Segundo Gardênia Azevedo, técnica do Conder, logo após o carnaval, a equipe retorna à Ilhéus para participar da segunda reunião com lideranças do bairro Hernani Sá (Urbis). Nesta primeira etapa, o local vai sediar o projeto piloto para a implantação da coleta seletiva no município.


O Bairro Hernani Sá foi escolhido, pois, de acordo com a técnica, já realiza ações de incentivo a coleta seletiva, com a coordenação do Núcleo da Mulher, além de possuir catadores de lixo devidamente cadastrados, “o que facilita inclusive a obtenção das informações necessárias sobre a caracterização dos resíduos”. Juerana e Alto da Boa Vista também farão parte da primeira fase de implantação da coleta seletiva, porém quatrocentas e setenta domicílios e estabelecimentos em toda a cidade foram selecionados e participam até a primeira quinzena deste mês da pesquisa, de cunho qualitativo e quantitativo, sobre as características do lixo. “A coleta seletiva é um processo que envolve tanto poder público, quanto a sociedade, por isso é importante conhecer o perfil de cada local da cidade para definir as ações de mobilização”, explicou Gardênia Azevedo.

O aumento da vida útil dos aterros, a redução do lixo produzido, a criação de fonte sustentável de renda para aos catadores podem ser citados como os principais benefícios da implantação da coleta seletiva nas cidades. Após a fase inicial, as ações envolvendo a coleta seletiva serão estendidas para locais como Cidade Nova, Jardim Savóia, Teotônio Vilela, Alto da Conquista, Jardim Pontal, Avenidas Lomanto Júnior e Getúlio Vargas (Pontal) Rodovia Ilhéus-Olivença e Alto de São Sebastião. Segundo levantamento do grupo de trabalho, atualmente cerca de sessenta e uma famílias sobrevivem da venda dos resíduos retirados do aterro de Itariri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...