quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

MPF investiga suposta ilegalidade de ações policiais em Conquista

Redação CORREIO

Suspostas invasões ilegais de domicílios por policiais em Vitória da Conquista serão investigadas pelo Ministério Público Federal (MPF), conforme o órgão informou nesta terça-feira (2). As invasões, que ocorreram no dia 28 de janeiro, resultaram na morte de quatro pessoas e no sumiço de três adolescentes. Um inquérito civil será instaurado.

Segundo a portaria do MPF, a ação foi realizada em conjunto pela Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Companhia de Ações Especiais e Gerais (Caesg), em Conquista. Rumores na cidade são de que o fato do dia 28 fariam parte de um hábito de violência por parte dos policiais, ainda segundo o MPF. Execuções seriam rotineiras.

O MPF também diz que policiais envolvidos no caso teriam ido até a Defensoria Pública para tentar intimidar promotores e defensores. Os autores da portaria, os procuradores da República Mário Alves Medeiros e Danilo Pinheiro pretendem verificar a legalidade das ações policiais e eventuais busos e desrespeito aos direitos humanos.

“O fato é da mais absoluta gravidade e, se verdadeiro, demanda pronta e enérgica atuação das autoridades e, se falso, deve ser desmentido, pois põe em cheque a honorabilidade e a credibilidade do aparato estatal que deve zelar pela manutenção da ordem pública”, disseram os procuradores, em nota oficial do MPF.

Os procuradores aguardarão o pronunciamento das autoridades estaduais para avaliar a necessidade de solicitar ao Procurador-Geral da República que promova a federalização das apurações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...