sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Itororó inaugura o mais moderno Caps do Sul da Bahia




Um dos mais modernos Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) do sul e sudoeste baiano foi inaugurado, na última semana, em Itororó. O Caps Pasárgada, uma homenagem a um poema de Manuel Bandeira, foi instalado em um sítio na área urbana da cidade. Com 400 metros quadrados de área construída, o local tem capacidade de atender até 170 pacientes. O atendimento será realizado por uma equipe de 20 profissionais.

O Caps Parságada foi instalado através de uma parceria dos governos estadual e federal com participação do município. “Nossa cidade tem uma década de atraso em relação a outros municípios que já contam com o serviço. Estamos instalando uma unidade moderna para oferecer o que há de melhor a quem precisa de atendimento”, disse o prefeito Adroaldo Almeida (PT) na inauguração.

Vivendo em frente ao Caps, o casal de idosos José Divaldo Borges e Zenilda Silva dos Santos comemoraram a implantação do equipamento na cidade. Com um filho de 34 anos com transtornos mentais, eles tinham que percorrer 100 quilômetros até Itabuna em busca de tratamento. “É uma felicidade muito grande, eu só posso agradecer a Deus. Agora posso ajudar nos cuidados do meu filho bem aqui pertinho”, disse dona Zenilda.

E a chegada do equipamento vai garantir também economia para o município. Antes, a Secretaria da Saúde disponibilizava carros e profissionais para levar os pacientes a Itabuna. “É uma das obras mais importantes do nosso governo. O Caps de Itororó ajudará a elevar a autoestima de centenas de pessoas com atendimento humanizado, visando a inclusão social e quebra de preconceitos”, salientou a secretária Sirlene Pereira.

Dono da área onde foi instalado o Caps, o padre Moisés, que foi titular da paróquia de Santo Antônio por 11 anos, declarou compartilhar a mesma alegria dos administradores municipais. “Fico honrado em ceder meu sítio para dar espaço a uma grande obra social”, disse ele, que mantém em Itororó um trabalho voltado a meninos e meninas em situação de rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...