segunda-feira, 15 de março de 2010

Fábrica de chocolate em Ibicaraí estará pronta em junho




Estão em ritmo intenso as obras da primeira fábrica de chocolate da região cacaueira, em Ibicaraí no sul da Bahia. O projeto financiado pelo Governo da Bahia e BNDES tem previsão de inauguração em junho. A fábrica de Ibicaraí vai produzir chocolate com 70% de concentração de cacau e seus subprodutos. Terá capacidade de produção diária de 600 quilos de chocolate e 127 quilos de nibis ou liquor,ela integra o projeto do governo baiano de agroindustrialização do cacau.

O secretário de Integração e Desenvolvimento Regional, Edmon Lucas visitou o canteiro de obras acompanhado do prefeito Lenildo Santana na quinta-feira (11), para verificar o andamento das obras da fábrica. Estão sendo investidos R$ 2,3 milhões na obra pelo governo estadual e prefeitura beneficiando cerca de 300 famílias de agricultores familiares.

O governo do estado vai contratar uma equipe técnica para apoio do projeto. A fábrica será administrada pela Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Almada e Adjacências (COOAFBA). Terá o acompanhamento de Raimundo Mororó considerado uma das maiores autoridades em chocolate da Bahia, e monitoramento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Integração Regional (SEDIR) através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

“A fábrica vai fortalecer a economia de vários municípios regionais e a agricultura familiar prejudicada com a crise da lavoura cacaueira. É o maior investimento que o nosso município recebe nos últimos vinte anos depois de penalizado com a perda da fábrica de refrigerantes Coca-Cola”, disse o prefeito Lenildo Santana.

Mobilização

O prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana foi o primeiro a mobilizar os prefeitos regionais em busca de investimentos em fábricas de cacau desde meados de 2009 quando convocou uma reunião na Ceplac, em Itabuna. O município foi o responsável pela elaboração do projeto e doação do terreno. A fábrica de Ibicaraí servirá de modelo para outras unidades que serão instaladas em Uruçuca, Itajuípe, Buerarema e provavelmente Gandu.

Ascom Ibicarai


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...