quinta-feira, 11 de março de 2010

Jornada Pedagógica de Itacaré lança desafios para a educação


“Descortinando sonhos, entendendo a realidade, discutindo experiências e melhorando a prática” foi o tema central da Jornada Pedagógica de Itacaré. Voltado para mais de 300 profissionais da rede municipal de ensino, o evento aconteceu sexta-feira e sábado (05 e 06), na Escola Manoel Castro. A iniciativa contou com palestras, debates, oficinas e apresentações culturais. “Através do diálogo com professores, coordenadores e diretores, queremos estabelecer novas metas e estratégias para trazer novos avanços para a educação municipal”, disse a secretária Juliana Delmont.

A abertura da Jornada Pedagógica 2010 foi prestigiada com a participação de autoridades municipais. O vice-prefeito de Itacaré, Rosival Oliveira (Ró),representou o prefeito Antônio de Anízio na abertura do evento.Ele lembrou das lutas da atual administração pelo setor educacional. “Mesmo sem receber recursos do governo federal, devido à falta de prestação de contas da antiga gestão, nossos alunos tiveram transporte escolar garantidos”, afirmou.

Ró lembrou de lutas históricas dos professores de Itacaré, a exemplo da implantação do Plano de Cargos e Salários realizada pela equipe de Antônio de Anízio. "Nossa administração sabe da importância e do papel dos professores para melhorar o destino da nossa população", disse ele.

O vice-prefeito itacaraense ainda citou algumas conquistas obtidas pela rede municipal de educação, a exemplo da reforma de escolas, como a Maria Benjamina, e descentralização da Educação Infantil, com a abertura de creches nos bairros Santo Antônio e Passagem. “Estamos construindo uma creche ampla no bairro Santo Antônio com capacidade para 250 crianças, que substituirá os três imóveis alugados”, informou o vice-prefeito. Entre os avanços, ele citou também a implantação do pré-vestibular Universidade para Todos, em convênio com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e oferecimento regular do transporte universitário.

Organizada pela Plena Educação a programação da Jornada Pedagógica de Itacaré seguiu com palestra do professor, radialista e ator Jó Oliveira, que falou sobre o teatro e a didática. A tarde da sexta-feira foi dedicada a debates sobre os assuntos abordados e oficinas.

No sábado o professor e também ator, Adão Albuquerque, falou aos presentes sobre o uso de recursos artísticos em sala de aula o restante da manhã foi dedicado à realização de diversas oficinas.

O ciclo de palestras da Jornada Pedagógica de Itacaré terminou na tarde de sábado com palestra da Deputada Federal Alice Portugal e do professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Wenceslau Junior. O cantor e compositor Ari PB, integrante da banda Cacau com Leite, integrou o momento cultural do evento, fechando a edição 2010 da iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...