segunda-feira, 15 de março de 2010

Fábrica de leite em Coaraci vai beneficiar 300 produtores de oito municípios




Já está pronto pela Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) o edital de licitação para a as obras de engenharia e equipamentos da fabrica de leite da Bacia do Almada, que será instalada no município de Coaraci e terá capacidade de processar 10 mil litros diários de leite na sua fase inicial de produção.

A fábrica de leite, inteiramente financiada pelo governo do estado, vai beneficiar oito municípios sul baianos: Coaraci, Itajuípe, Almadina, Itapitanga, Barro Preto, Ibicarai, Floresta Azul e o distrito de Inema, em Ilhéus. Serão instalados 13 tanques de resfriamento nos oito municípios que serão administrados pelas associações locais de produtores, o que vai garantir a armazenagem do produto.

O governo do estado está investindo R$ 1.2 milhão na obra beneficiando diretamente 300 pequenos e médios produtores dos oito municípios. A fábrica será administrada por uma cooperativa de produtores a Cooperativa dos Produtores de Leite da Bacia do Almada e Gongogi(Coopragi). “A fábrica de leite é um investimento construído coletivamente pelos produtores, prefeituras e governo do estado”, disse Epifânio Soares Neto, ativista social e um dos articuladores do investimento.

O secretário de Desenvolvimento e Integração Regional do governo do estado, Edmon Lucas reuniu-se com produtores e prefeitos em Coaraci na tarde de quinta-feira (11) para falar do investimento. Ele disse que a previsão do governo do estado é que a fábrica esteja pronta em junho já para início de produção. “É um trabalho que vem sendo feito a várias mãos, há mais de seis meses com várias reuniões com produtores aqui e em Salvador”, disse o secretário.

Para os prefeitos Lenildo Santana de Ibicaraí e Josefina Castro Coaraci a fábrica vai trazer um alento aos produtores. “Os produtores enfrentam dificuldade de comercialização agora terão vendas garantidas e por um preço justo”, disse Josefina. “O governo do estado está nos apoiando em ações para fortalecer o desenvolvimento regional”, afirmou o prefeito de Ibicarai, Lenildo Santana.

Comercialização

Principal gargalo desse tipo de investimento a comercialização está garantida. Toda a produção será absorvida pelo governo do estado e pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). “Antes de dar início à fábrica desenvolvemos um rigoroso estudo de viabilidade econômica do investimento. Queremos que ela sirva de modelo para outras no estado”, afirmou Herbert Frank, coordenador executivo da Sedir.

Assessoria de Comunicação/Coaraci

73 - 9158-9505




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...